terça-feira, fevereiro 12, 2019

Pelé lamenta morte de Banks e diz que ex-goleiro seria um dos melhores se estivesse jogando até hoje

Gordon Banks Pelé — Foto: Getty ImagesRei do Futebol, que foi parado de forma incrível pelo inglês na Copa de 70, deixa mensagem emocionada nas redes sociais: "Descanse em paz, meu amigo"


 Além das poucas palavras no Twitter, Pelé usou outra rede social para publicar um bonito depoimento (leia abaixo) sobre a relação com Banks, que, segundo o Rei, era muito além da defesa histórica do goleiro na Copa do Mundo de 1970. 

Gordon Banks morreu na manhã desta terça-feira, aos 81 anos, depois de uma longa batalha contra um tumor nos rins. A notícia surgiu na imprensa inglesa e foi confirmada pelo Stoke City, ex-clube do arqueiro, que anunciou a morte de Banks nas redes sociais após contato com a família, que apontou que o ídolo inglês "morreu tranquilamente durante a noite". 

Banks fez a chamada "Defesa do Século". Em duelo contra o Brasil, na primeira fase do Mundial de 1970, no México, o goleiro impediu que uma cabeçada de Pelé balançasse as redes inglesas - em um lance considerado como praticamente impossível. 

Carta publicada por Pelé 

"Para muitas pessoas, a memória de Gordon Banks é definida pela defesa que fez contra mim em 1970. Entendo o motivo. Foi um dos melhores que já vi, na vida real e em todos os milhares de jogos que assisti. 

Quando você é um jogador de futebol, sabe imediatamente como acertou a bola. Eu acertei a cabeçada exatamente como esperava, exatamente onde eu queria que (a bola) fosse. Estava pronto para comemorar. 

Mas esse homem, Banks, apareceu no meu caminho, como uma espécie de fantasma azul, é como eu o descrevi. Ele veio do nada e fez algo que eu achava eu não era possível. Ele defendeu minha cabeçada, de alguma forma, para cima e para cima. 

Eu não pude acreditar no que vi. Mesmo agora, quando assisto, não consigo acreditar. Eu não posso acreditar como ele foi tão rápido. 

Eu marquei tantos gols na minha vida, mas muitas pessoas, quando me conhecem, sempre me perguntam sobre isso. 

Embora fosse realmente fenomenal, minha memória de Gordon não é definida por isso, é definida por sua amizade. Ele era um homem gentil e caloroso que dava muito para as pessoas". 

Pelé
--:--/--:--


Nenhum comentário:

Postar um comentário