sábado, fevereiro 02, 2019

Exclusivo: Itaituba ganha a primeira CDN da região. Internet vai melhorar, mas, só para quem faz parte de quatro provedores que bancaram a novidade

Resultado de imagem para logo do googleResultado de imagem para logo do facebook          Resultado de imagem para logo do netflix  Exclusivo - Quatro provedores da região sudoeste do Pará concluíram em regime de parceria, esta semana, a implantação do primeiro CDN com sede em Itaituba. Slimnet e Click Fácil, de Itaituba, e J. Sousa Neto, de Moraes Almeida e WSP, de Novo Progresso são os provedores que se uniram para tornar possível essa novidade que trará ganhos para eles e para seus clientes.

Inicialmente é necessário explicar o que é uma CDN. Trata-se da abreviação de Content Delivery Network (ou Rede de Distribuição de Conteúdo). É uma rede de servidores que armazenam réplicas do conteúdo de outros sites na memória (cache) e depois os entrega aos visitantes, baseando-se na localização geográfica para conectá-los ao servidor mais próximo e mais rápido, reduzindo o tempo de transferência dos dados (latência).

A partir do momento que esse servidor entrar em atividade efetiva, os provedores integrados a ele terão uma folga considerável no volume do tráfego de cada um deles, permitindo que possam oferecer um serviço de internet de melhor qualidade para os seus usuários, que anseiam por isso. Essa folga pode chegar a 60%.

Josué Castro, diretor do provedor Slimnet, disse que sua empresa vinha tentando conseguir implantar uma CDN sozinha, mas, chegou à conclusão que isso não seria possível. Então, decidiu que a parceria seria o caminho a seguir, como disse ao blog e ao Jornal do Comércio.

“Primeiramente eu gostaria de falar dos parceiros, porque foi graças a essa parceria que nós conseguimos essa CDN, que é um local de distribuição de conteúdo. Nós conseguimos trazer para cá o Facebook, o Google e o Netflix, que podemos dizer que são responsáveis pela distribuição entre 80% e 90% do conteúdo da internet, hoje.

Quais são os benefícios que nós teremos com isso? Sabemos que os provedores, assim como quem usa internet sofrem com a burocracia da Eletronorte. Todos os nossos provedores já estão chegando ao limite. Já íamos começar as tentativas de negociação com a empresa estatal para tentar aumentar o link.

Em dezembro eu liguei para a Eletronorte para saber como iria ficar, mas, ninguém soube responder. Agora em janeiro liguei novamente, e a situação continua indefinida. Isso estava deixando a gente apreensivo.

Com essa CDN, vamos ter uma folga para trabalhar mais um ano ou dois para trabalharmos tranquilos, porque conteúdo como Facebook, que envolve o Instagran, que envolve um pouco de WhatsApp, o Google, que envolve o Youtube, todos os serviços de Gmail e o Google Drive vai estar à disposição no local, aqui.

Quando os nossos assinantes quiserem acessar esses sites, eles não precisarão ser direcionados para um servidor longe daqui, pois esse serviço estará à sua disposição, aqui. Com essa parceria nós montamos a CDN em Itaituba, num espaço cedido pela Click Fácil, com uma estrutura muito boa”, disse o empresário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário