
Uma imagem tuitada pela versão em inglês do CCTV mostrou uma foto da superfície da lua. Ao contrário da face da Lua mais próxima da Terra, que está sempre voltada para o nosso planeta, nenhuma sonda ou qualquer módulo de exploração pousou na superfície do lado oposto.
A face oculta é montanhosa, pontilhada de crateras, enquanto a face visível tem várias superfícies planas para se empoleirar.
Um dos maiores desafios é se comunicar com o robô lunar. Como a face escura da Lua está orientada na direção oposta à Terra, não há "linha de visão" direta para transmitir sinais, a menos que um relé seja instalado.
Assim, a China lançou em maio um satélite chamado Queqiao, posicionado na órbita lunar para transmitir ordens e dados trocados entre a Terra e o módulo.
O Chang'e-4 realizará estudos sobre baixas frequências de rádio, o cultivo de tomates em outros planetas e recursos minerais, entre outras coisas.
Esta é a segunda vez que a China enviou um veículo para explorar a superfície lunar após Yutu ("Jade Rabbit") em 20. (O Globo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário