quarta-feira, janeiro 02, 2019

Nova Mesa Diretora Assume Comando da Câmara

Desde o final da tarde de hoje, a Câmara Municipal de Itaituba tem, oficialmente, nova mesa diretora.

A posse, prevista para começar às cinco da tarde, foi iniciada com meia hora de atraso, mesmo com a maioria dos vereadores estando presentes.

A Casa de Leis esteve lotada por familiares, amigos, convidados e outras pessoas da comunidade que foram prestigiar a solenidade.

Uma das presenças notadas foi do empresário e ex-candidato a prefeito na eleição passada, Ivan D’Almeida, que teve participação decisiva na mudança dos rumos da eleição da atual mesa diretora.

Os únicos ausentes foram os vereadores Davi Salomão e Dirceu Biolchi.

O vereador Wescley Tomaz, operado do joelho direito há dezoito dias, esteve no plenário da Câmara, mas, como não pode vestir calça pois está convalescendo, participou informalmente, prestigiando a posse.

O secretário de governo Israel Santos representou o prefeito Valmir Clímaco, que viajou.

Salomão Silva, secretário administrativo, foi o mestre da cerimônia, começando pela composição da mesa, para a qual, o primeiro vereador João Bastos Rodrigues, cujo mandato de presidente terminou ontem.

Por ser o vereador mais velho entre todos, já deveria ser mesmo ele quem comandaria a sessão.

Cebola fez um discurso de despedida, fazendo o que não é muito comum durante a maior parte da sua carreira política, que é subir à tribuna.

Agradeceu a todos os vereadores pela colaboração nos anos em que esteve na presidência, oito ao todo, com o intervalo do mandato do vereador Wescley Tomaz. Desejou boa sorte a Manoel Dentista, pedindo que ele ouça os vereadores, como fez o presidente que saiu.
 
Em seguida, os integrantes da chapa que venceu a eleição em setembro passado, foram chamados para fazer o juramento e para assinar o termo de posse.

A partir daquele momento a sessão passou a ser presidida pelo vereador Manoel Dentista, que franqueou a palavra aos demais vereadores.

O primeiro a falar foi o vereador Peninha, que começou elogiando o ex-governador Simão Jatene, principalmente pela obra do Hospital Regional do Tapajós, que se encontra em fase final de construção.

Disse ele, que o governador Helder Barbalho não tem condições de inaugurar o hospital em poucos dias, uma vez que os serviços de acabamento ainda vão demandar entre três e quatro meses, segundo informações que obteve.
Entretanto, afirmou que o atual governador disse ontem em Santarém, por ocasião da posse simbólica, que o Hospital Regional é uma obra prioritária para ser concluída o mais rápido possível.

Ao novo presidente, o vereador do MDB mandou um recado direto: “Não se esqueça, senhor presidente, que a Câmara funciona com os vereadores”. Ele repetiu: “Não se esqueça, presidente Manoel Dentista, que a Câmara funciona com os vereadores”. E arrematou: “Não permita que haja interferência externa na Câmara, presidente”.

Peninha, por ser oposição a Jatene até o final do mandato do ex-governador, era o crítico mais mordaz do mesmo na Câmara.

Quando chegou sua vez de falar, a vereador Maria Pretinha disse que a obra do Hospital Regional do Tapajós está com 95% pronta, e que não deve levar o tempo que seu colega afirmou para ficar pronta.

O presidente Manoel Dentista preparou seu discurso com antecedência, levando-o escrito para a tribuna.

O blog destaca alguns pontos de sua.

“Quis o destino, que nesse 2 de janeiro de 2019 eu, um homem simples, juntamente com meus companheiros que compõem essa nova mesa diretora, estivéssemos aqui para assumir esse grande compromisso com a população de Itaituba.

Estou no meu terceiro mandato. Tenho consciência de minhas responsabilidades e da seriedade que é dirigir a Câmara Municipal de Itaituba.

Afirmo que minha principal meta na presidência, será zelar pela boa aplicação dos recursos que nos forem destinados.

Continuarei sendo o mesmo Manoel Dentista, amigo e simples vereador, que sabe muito bem das dificuldades da vereança.

Nossa administração será pautada no diálogo, para que o Legislativo seja respeitado na sua soberania, independência e constitucionalidade. Queremos os demais poderes como parceiros, aliados num propósito comum, que é o desenvolvimento da Itaituba”.

Ao Executivo, a mensagem do novo presidente foi de que, independente de cores partidárias, a Câmara estará sempre aberta para discutir as matérias que forem de interesse da coletividade itaitubense.

No final da sessão, o vereador Peninha sugeriu ao presidente Manoel Dentista, que convocasse uma reunião para amanhã de manhã, às 10 horas, para escolher as comissões, no que foi apoiado pelo vereador Diego Mota.

Manoel Dentista, que já havia dito não a Peninha, reiterou a negativa a Diego, informando que nos próximos dias vai convocar uma reunião para tratar desse assunto.


A mesa diretora que assumiu é composta pelos vereadores: Manoel Dentista, Presidente, Daniel Martins, vice-presidente, Raimison Abreu, primeiro secretário, Júnior Pires, segundo secretário e José Belonni, terceiro secretário.

Jota Parente

Nenhum comentário:

Postar um comentário