terça-feira, outubro 16, 2018

Diagnóstico precoce de câncer de mama garante tratamento efetivo aos pacientes do HRBA

Resultado de imagem para foto da campanha outubro rosaHá sete meses longe de casa, Cláudia Gomes, 51 anos, luta contra o câncer de mama no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém (PA). Em fase final do tratamento, ela se sente aliviada por ter descoberto a doença a tempo. “Eu fiz mamografia, mas já suspeitava quando senti um nódulo na mama. Com certeza, o Outubro Rosa é muito importante para alertar as mulheres a fazerem o exame e descobrirem o problema antes e iniciar o tratamento com mais facilidade”, conta a moradora de Juruti, que fica localizado no Oeste paraense.

O câncer de mama é a doença mais comum entre os pacientes do setor de Oncologia do HRBA, que atinge pouco mais de 35% dos 1.776 pacientes em tratamento. E para alertar homens e mulheres sobre o avanço da doença, surgiu a campanha mundial Outubro Rosa. Anualmente, as instituições de saúde reforçam a importância da adoção de hábitos de vida saudáveis e da preocupação em garantir o diagnóstico precoce. Em 2017, o HRBA realizou 2.500 mamografias.

“O diagnóstico precoce permite o tratamento mais adequado com cirurgia, sem necessidade de internação prolongada, uso maior de quimioterapia, perda de cabelo, todas essas coisas que acontecem. A gente consegue minimizar os efeitos com o tratamento mais efetivo”, afirma o coordenador do Serviço de Oncologia e cirurgião do HRBA, Marcos Fortes.

Após passar por cirurgia reparadora e finalizar as sessões de quimioterapia, Cláudia vai iniciar o processo de radioterapia. “Hoje eu me sinto bem, porque consegui descobrir a tempo. E sempre que conto a minha história, eu digo para as minhas amigas se cuidarem. Agora eu estou mais atenta do que nunca, até por conta da minha idade”, diz a paciente.

O câncer de mama, por não ter uma causa única, pode surgir por conta de vários fatores, como os genéticos, hereditários e a idade.  “A mamografia é o exame que tem o maior impacto na detecção e é indicado para mulheres entre 40 a 70 anos, anualmente. A gama de tratamento modifica muito se demorar a diagnosticar, não interferindo só para o paciente, com uma perda de efetividade no tratamento, mas, também, aumenta o custo para o sistema público de saúde. Então, o diagnóstico precoce é uma necessidade”, explica Fortes.

De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer é a segunda causa de morte no mundo. Segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Brasil deve registrar cerca de 600 mil novos casos da doença entre 2018 e 2019.

Hospital

O Hospital Regional de Santarém se consolidou no tratamento ao câncer e se tornou referência no atendimento aos pacientes. Desde a inauguração do serviço, em 2008, já foram realizadas quase 91 mil consultas médicas, 54 mil sessões de quimioterapia e 155 mil sessões de radioterapia.

O Hospital Regional do Baixo Amazonas é um estabelecimento de saúde especializado em casos de média e alta complexidades, reconhecido como um dos dez melhores hospitais públicos do Brasil, sendo referência para uma população de 1,1 milhão de pessoas residentes em 21 municípios do Oeste do Pará. A instituição é certificada pela Organização Nacional de Acreditação com o nível máximo de qualidade, a ONA 3 – Acreditado com Excelência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário