terça-feira, abril 10, 2018

Rebelião no Pará deixa agente e 19 presos mortos

 O presídio é uma das unidades do Complexo Penitenciário de Santa Izabel, que fica na Região Metropolitana de Belém. Segundo a secretaria, o presídio foi invadido, por volta das 13h desta terça-feira, por criminosos que queriam libertar detentos.RIO — Uma tentativa de fuga resultou numa rebelião de presos, com agentes reféns, no Centro de Recuperação Penintenciário do Pará III. A secretaria estadual de Segurança Pública e Defesa Social do Pará confirmou 20 mortes na unidade, entre presos e integrantes do grupo criminosos, além de um agente. Outros quatro funcionários foram feridos, sendo um em estado grave.

A secretaria de Segurança Pública informou que uma equipe da Força Tática da Polícia Militar foi designada para o presídio.

Segundo um levantamento de março do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o CRPP III tem vaga para 432 detentos, mas abriga 659 presos, ou seja, está 50% acima de sua capacidade. Ainda de acordo com o levantamento, a situação do presídio é "péssima". O Complexo Penitenciário de Santa Izabel abriga cerca de 3.400 detentos.
De acordo com a secretaria, ocorreu uma tentativa de fuga em massa de presos no Complexo Prisional de Santa Izabel. A ação contou com apoio de um grupo externo fortemente armado.

"De acordo com informações preliminares, os presos também tinham armas dentro do presídio. Na tentativa de resgate foram utilizados explosivos contra um dos muros do solário do Pavilhão C. Neste momento, ocorreu então intensa troca de tiros entre a equipe que efetuava a tentativa de resgate em apoio externo, parte dos custodiados e a equipe do Batalhão Penitenciário", explicou a secretaria.

O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário