sexta-feira, março 09, 2018

SEMSA pode trazer psiquiatra de Manaus


Resultado de imagem para foto de silhueta de psiquiatraSemana que vem vai completar dois meses que não há atendimento por médico psiquiatra do CAPS, em Itaituba.

A última vez que isso aconteceu foi em 15 de janeiro.

Sábado passado, no programa O Assunto é Este, o prefeito Valmir Clímaco foi questionado sobre essa reclamação que vem sendo feita por quem precisa desse tipo de profissional.

Ele respondeu que o último que veio, Júlio César, de Santarém, foi motivo de muitas queixas de pacientes, e que existem poucos psiquiatras na região, o que torna a contratação de um, muito difícil.

Contatado pela reportagem do blog, o secretário de saúde, Iamax Prado, ratificou as palavras do prefeito a respeito dessa dificuldade, afirmando que a SEMSA está empenhada em resolver esse problema.

Segundo Iamax, contatos estão sendo feitos até com profissionais da área, de Manaus.
Ele está esperançoso de resolver esse dilema, sobretudo porque a capital amazonense é bem mais próxima de Itaituba do que Belém, além de ter voos semanais.

Clínica Geral – O CAPS conta com o atendimento de uma médica clínica geral, Renata Dillon, que já faz esse trabalho há quase dois anos.

A reportagem do blog conversou com ela a respeito do seu trabalho, ocasião em que ela fez alguns esclarecimentos importantes para que se compreenda coma funciona.
Ela explicou que atende no local, de segunda a sexta, sendo habilitada para consultar e para prescrever os medicamentos necessários, à exceção dos casos mais graves, que precisam ser atendidos por um psiquiatra.

A médica está iniciando uma pós-graduação em psiquiatria.
O que se observa é que ainda há muita falta de informação por parte de pessoas que precisam desse tipo de assistência médica, pois grande número de situações pode ser resolvido com a clínica geral. Entretanto, a presença de um psiquiatra continua sendo imprescindível, e mesmo diante da impossibilidade de o município contratar um para fazer atendimento diário, no mínimo, uma vez por vez isso precisa voltar a acontecer. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário