terça-feira, fevereiro 06, 2018

Peninha: "mais uma vez, o governo do Estado lesa os interesses do município de Itaituba"

Resultado de imagem para fotos do vereador Peninha, ItaitubaIniciada a sequencia de discursos na primeira sessão do ano, o vereador Peninha foi o primeiro a usar a palavra. E começou chamando atenção para mais um ato do governo do Estado que lesa os interesses de Itaituba.

Ele criticou duramente a decisão do governo, de abrir as portas da capital, Belém, para a implantação de uma refinaria de ouro, a qual, caso houvesse alguma preocupação do governador Simão Jatene com esta região, deveria ser em Itaituba, pois o minério que irá para lá será de duas mineradoras que estão localizadas neste município.

“O prefeito se retirou. Eu gostaria que ele estivesse aqui para dar mais uma informação desastrosa sobre a atuação do governo do Estado no nosso município.

A cada dia que passa, parece que o nosso município entra em retrocesso vereadores.

Estamos vendo a fábrica de cimento CAIMA quase fechando; vemos uma lancha do tamanho de uma voadeira fazendo linha para Santarém.  Estamos vendo hoje tudo de ruim para Itaituba, e o mais grave é a respeito ao ouro.

Ontem o governo do Estado assinou um protocolo de intenções, em Belém, com uma empresa belga, para instalar na capital do Estado, na área da Infraero, na área do aeroporto de Belém, uma refinaria de ouro, ouro esse que será levado pelas empresas Brazauro e Serabi para refinar lá em Belém do Pará.

Por que levar para Belém a refinaria?

O Estado diz que é porque não tem segurança aqui.  E o que mais me chama atenção é que o governo do Estado confessa que não tem segurança para refinar o ouro aqui na região.

No momento em que o governo do Estado assume que vai levar para Belém a refinaria, porque não há segurança aqui, ele também assume que a segurança pública no Estado está falida. 

Aliás, o governo do Estado não está faltando com a verdade, porque no mês de janeiro deste ano, o Pará foi mais violento do que o Rio de Janeiro e do que São Paulo, pois nesse período, no Rio de Janeiro aconteceram 178 homicídios. Sabem quantos aconteceram no Pará? 418. Esses dados são do sistema de segurança do Estado do Pará.

Serão investidos 35 milhões de reais para implantação dessa refinaria lá em Belém. Aqui em Itaituba nós temos a D’Gold, que já tem uma refinaria faz vários anos. 

Nós já perdemos o Polo joalheiro de Itaituba, que foi implantado pelo saudoso governador Almir Gabriel, que foi levado para Belém, e agora estamos vendo uma refinaria que poderia ser implantada aqui, mais uma vez indo para Belém, para refinar o nosso ouro, o ouro que é produzido na nossa região.

Eu fico revoltado é porque o governo do Estado deveria montar isso aqui em Itaituba ou na nossa região para gerar mais empregos. E peço aos meus colegas que comunguem dessa mesma preocupação, porque é um problema nosso. Hoje mesmo o prefeito Valmir Clímaco esteve aqui e falou das dificuldades pelas quais passa o município. Somos um município rico, mas vivemos humilhados.

Cadê os nossos Deputados? Vou pedir aos deputados Hilton Aguiar e Eraldo Pimenta para que denunciem isso. O nosso Ouro Só ajuda os outros; para nós só sobram os problemas, as doenças.

Independentemente de ser PMDB, PSDB, ou qualquer outro partido, esse é um problema que diz respeito a todos nós, e não podemos ficar calados. independe da sigla partidária.

Quero aqui apresentar um voto de repúdio ao governo do Estado por causa dessa situação.

Tem ainda o problema da fábrica de cimento, e sobre esse assunto eu vou usar uma palavra que está em uma matéria de autoria do meu amigo, jornalista Jota Parente: INCERTEZA.

Não há certeza de nada. Não se sabe se vai reabrir, ou quando vai reabrir. Enquanto isso, a construção civil está passando por uma grande crise em nosso município.

O tempo é curto e a gente tem muita coisa para falar, mas, eu quero também abordar a questão dessa lancha Foguete, que é do tamanho de uma voadeira que atravessa daqui de Itaituba para Miritituba e que está aí na linha querendo suprir a necessidade, mas, que vive dando problema. Estou alertando aqui para evitar que depois a gente só vai falar quando acontecer uma tragédia e que vidas humanas sejam ceifadas.

 Eu até fui contra colocar uma lancha grande chamada Ana Beatriz, para fazer a linha Santarém-Itaituba-Santarém. Naquela ocasião eu disse que era mais uma enganação para nós. 

Eu sabia que aquela lancha não teria condições de ficar na linha por falta de demanda; ela é muito grande, muito confortável, mas, muito grande para essa nossa demanda que temos aqui.
           

Infelizmente, eu estava certo” finalizou Peninha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário