quarta-feira, dezembro 06, 2017

Vereador Júnior Pires acha que audiência pública não realizada foi ruim para Itaituba

Na opinião do vereador Júnior Pires, os indígenas que foram até o local da audiência pública da Ferrogrão, em Itaituba, que terminou não acontecendo, nem sabiam por estavam ali.

O edil foi um dos que tem se manifestado a respeito dessa ferrovia.

“A gente sempre tem se manifestado contra a forma como querem implantar essa ferrovia, que interliga o estado Mato Grosso na região centro-oeste até aos portos de Miritituba no município de Itaituba. Sabemos que esse investimento é para reduzir custos logísticos do transporte de grãos, mas, não poderíamos deixar de ter tido essa audiência pública aqui, para que pudéssemos apresentar sugestões para minimizar o impacto desse investimento na nossa região.

Sabe-se que com a instalação da Ferrogrão, as atividades econômicas ligadas à BR 163 como posto de combustível, borracharias, hotelaria serão afetadas fortemente.

No meu entendimento, perdemos a oportunidade de fazer pleitos como pedir a própria duplicação da BR-163, uma vez que isso já foi pauta de audiência pública em 2015 da qual eu participei. Outro ponto seria exigir a regularização fundiária na nossa região, que é um problema de nível nacional. Hoje o produtor rural não tem acesso ao crédito porque sua terra não está documentada.

Eu percebi, em relação com os indígenas, que eles nem sabiam do que se tratava a audiência pública; achavam que era para conversar sobre hidrelétrica, quando o assunto seria a Ferrogrão; eles estavam sendo usados por alguém. E com o cancelamento, quer perde é o município que poderia discutir essa questão.


Sabemos que a ferrovia vai sair, porque o governo já bateu o martelo, e quando o governo quer, é difícil não acontecer. Entretanto, a gente precisa participa dessa discussão, porque não queremos que aconteça o mesmo que ocorreu com a instalação dos portos, cujas contrapartidas foram mínimas. Precisamos estar mais atentos, mais participativos em relação a instalação a esse investimento, para que as propostas sugeridas sejam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário