domingo, dezembro 31, 2017

Foi um disjuntor que queimou junto com a casa de comando

Com muito otimismo, energia pode voltar emn2 horas

Acabei de conversar com Gilliar Vaz, da Celpa, a respeito do problema ocorrido na manhã  de hoje em Itaituba.

Gilliard informou que a preocupação inicial de que o incêndio tivesse destruído um transformador já está descartada, pois o fogo destruiu mesmo foi um disjuntor e mais a casa de comando que ficou totalmente destruída.

A casa de comando tem comando remoto de Belém.

Ainda  segundo Gilliard, existe peça de restituiçâo para o caso do disjuntor queimado pelo fogo que também destruiu  casa de comando.

O que vai acontecer é que pelo tempo que for necessário, a subestação será comandada por operadores, como era feito até alguns anos atrás.

A recuperação da casa de comando deve demandar um tempo que que não é possível precisar no momento.

Transformador pega fogo subestação da Celpa e Itaituba fica sem energia

Um transformador da subestação da Celpa em Itaituba. Foi por volta das 10:30 de hoje.

O barulho foi ensurdecedor para quem mora nas proximidades e foi ouvido muito longe.

A reportagem do blog esteve no local tentando levantar detalhes, mas,, os técnicos ainda estavam chegando para avaliar a situação.

O que existe neste mento é total incerteza.

Não é possível fazer nenhuma previsão de restabelecimento da energia elétrica.

Transformador pega fogo subestação da Celpa e Itaituba fica sem energia

Um transformador da subestação da Celpa em Itaituba. Foi por volta das 10:30 de hoje.

O barulho foi ensurdecedor para quem mora nas proximidades e foi ouvido muito longe.

A reportagem do blog esteve no local tentando levantar detalhes, mas,, os técnicos ainda estavam chegando para avaliar a situação.

O que existe neste mento é total incerteza.

Não é possível fazer nenhuma previsão de restabelecimento da energia elétrica.

sexta-feira, dezembro 29, 2017

A cidade está mais iluminada neste final de ano

Já fazia um bom tempo que Itaituba não ganhava uma ornamentação de final de ano. As ruas estão mais iluminadas e os enfeites natalinos ajudam a dar um colorido especial, principalmente na avenida Getúlio Vargas.

A iniciativa da administração municipal de fazer essa decoração mostra que quando há boa vontade e criatividade, dá para melhorar a paisagem da cidade, sem depender de grandes investimentos, e uma constatação importante é que a população está satisfeita com essa iniciativa. E interagindo com a decoração, a barraca de eventos virou um ponto de atração para a criançada que passeia pela orla.

A cidade poderia estar bem mais enfeitada para as festas de final de ano se a iniciativa privada também se envolvesse nesse tipo de ação, mas, lamentavelmente, as datas comemorativas como o aniversário de Itaituba e o natal passaram sem que se visse da parte desses empreendimentos instalados aqui, nenhuma mensagem alusiva a essas datas.

Essa postura adotada pela direção desses empreendimentos, procurando manter um distanciamento do convívio social com população é o que tem feito aumentar a rejeição da sociedade itaitubense a esses grandes projetos que estão chegando a Itaituba, que buscam somente o lucro.

Como forma de protesto, o município poderia criar uma lista com o nome das empresas que não contribuem socialmente com a cidade.


Jornalista Weliton Lima, Focalizando, 29/12/2017

TV Tapajoara fará retrospectiva dia 1º de janeiro

O jornalista Weliton Lima informou ao blog, que a equipe de jornalismo da TV Tapajoara está produzindo a retrospectiva dos fatos que marcaram 2017, concomitantemente com as atividades normais do dia-a-dia.

É um trabalho hercúleo, levando-se em consideração o volume de matérias que foram produzidas durante o ano que termina, apesar de haver um arquivo bem organizado.

A retrospectiva irá ao ar no primeiro dia do ano, no horário do telejornal Focalizando.

Lei que aumenta alíquota da CFEM é um tiro no pé de garimpeiros e prefeitura, diz Antunes

           O presidente Michel Temer sancionou dia 18 de dezembro, a Lei 13.540/2017, que normatizou a Medida Provisória 789/2017 que trata da Compensação pela Exploração de Recursos Minerais.

            A aprovação pelo Congresso e a sanção presidencial foram muito comemoradas pela maioria dos prefeitos de municípios que tem na mineração, a principal, ou uma das principais fontes de receita.

            Conforme disse o advogado e minerador José Antunes ao blog, passada a euforia da comemoração, esses mesmos prefeitos que comemoraram constarão na prática, que essa lei é um tiro no pé dos erários dos municípios que acham que vão ter um grande aumento de repasse dessa contribuição, assim como dos garimpeiros e das DTVMs, como ele explica.

            “É exatamente isso. Naquela Medida Provisória 789/2017, que deu origem a essa lei, a Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM) continuaria em 0,20%. O presidente Temer vetou aquele dispositivo e elevou a alíquota para 1,5%, que incidirá também no ouro produzido nos nossos garimpos, a partir do dia 1º de janeiro de 2018.

            O garimpeiro vai ter descontado 1,5% da sua produção, na hora de vender o ouro para uma DTVM, em vez de 0,2, como era até a sanção da Lei 13.540/2017. Some-se a isso, mais 1% de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e o imposto de renda, vai chegar a 5,5% de incidência de impostos sobre ouro dos nossos garimpeiros.

            Sabe o que vai acontecer? Vai aumentar muito a lavagem de dinheiro que já existe por aí, praticada por essas empresas que compram ouro e não recolhem nada de tributos, enquanto as DTVMs, que recolhem, vão ficar muito prejudicadas porque a concorrência do mercado clandestino vai tornar-se muito mais desleal. Então, o presidente Michel Temer deu um tiro no pé dessas empresas que tem autorização do Banco Central para comprar ouro, as DTVMs, e nas prefeituras dos municípios produtores de ouro. Nós vamos ter uma informalidade enorme, aqui, no mercado de compra de ouro.


            No caso específico de Itaituba, que teve uma queda considerável na arrecadação dos tributos relativos ao ouro, do ano passado para este ano, essa lei é uma tragédia. Não há o que comemorar. É só esperar para ver o resultado catastrófico dessa lei, embora o presidente Temer, de maneira equivocada, tenha dito com muito contentamento, que acredita que esses municípios terão um aumento de arrecadação relativa à exploração mineral de até 80%. Para a atividade garimpeiro não vejo isso poderá acontecer”, afirmou o advogado José Antunes. 

quinta-feira, dezembro 28, 2017

Time de Guardiola quebra um recordo após o outro

Salvo uma imensa reviravolta, 2018 chegará com dois campeonatos simultâneos sendo jogados na Inglaterra. Um deles, disputado por 19 clubes da Premier League, teve nesta quinta-feira a vitória difícil do Arsenal sobre o Crystal Palace, por 3 a 2. A má notícia para a torcida é que o resultado não permitiu mais do que reduzir para 21 pontos a diferença que separa o time de Londres do Manchester City, líder e protagonista do outro campeonato.

A trajetória do City de Pep Guardiola é uma história à parte. Se não houver uma derrocada histórica, parece destinada a centralizar atenções em torno do número de recordes a quebrar. Hoje, os 58 pontos em 20 jogos, com 19 vitórias e um empate, o City tem a melhor campanha da história das cinco principais ligas europeias (Inglaterra, Itália, Espanha, Alemanha e França), considerando as 20 rodadas iniciais.

Antes mesmo da virada do ano, o City tenta outro recorde. Se derrotar o Crystal Palace, domingo, às 10h (de Brasília), igualará as 19 vitórias seguidas do Bayern de Munique de 2013-2014, maior marca das cinco maiores ligas da Europa. O detalhe é que aquele Bayern também era comandado por Guardiola.
Hoje, o City tem 15 pontos de vantagem sobre o Manchester United, segundo colocado. É a maior diferença de pontos que um líder já alcançou a esta altura da disputa inglesa.

Outros dados chamam atenção. Os 61 gols já marcados não foram atingidos, em todo o campeonato, por 14 equipes na última edição da liga inglesa.


O Globo

‘Indulto não é prêmio ao criminoso’, diz Cármen Lúcia ao suspender decreto

 BRASÍLIA — A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu os efeitos do decreto publicado pelo presidente Michel Temer com regras mais brandas para a concessão do indulto de Natal a presos condenados. A decisão foi tomada diante de um pedido da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, apresentado à Corte na última quarta-feira contra a medida de Temer. A procuradora tinha pedido urgência da liminar e foi atendida pela ministra

Na decisão, Cármen Lúcia afirmou que as regras do decreto “dão concretude à situação de impunidade, em especial aos denominados ‘crimes de colarinho branco’, desguarnecendo o erário e a sociedade de providências legais voltadas a coibir a atuação deletéria de sujeitos descompromissados com valores éticos e com o interesse público garantidores pela integridade do sistema jurídico”. Para ela, “as circunstâncias que conduziram à edição do decreto, numa primeira análise, demonstram aparente desvio de finalidade”.

A ministra também afirmou que o decreto não cumpre a finalidade do indulto, pois “esvazia-se a jurisdição penal, nega-se o prosseguimento e finalização de ações penais em curso, privilegia-se situações de benefícios sobre outros antes concedidas a diluir o processo penal, nega-se, enfim, a natureza humanitária do indulto, convertendo-o em benemerência sem causa e, portanto, sem fundamento jurídico válido”.

Na decisão, a ministra explicou que o indulto é uma medida humanitária, e não um meio para favorecer a impunidade. “Indulto não é nem pode ser instrumento de impunidade. É providência garantidora, num sistema constitucional e legal em que a execução da pena definida aos condenados seja a regra, possa-se, em situações específicas, excepcionais e não demolidoras do processo penal, permitir-se a extinção da pena pela superveniência de medida humanitária”, escreveu.

Cármen Lúcia esclareceu que, pelo indulto, o criminoso ganha “uma nova chance de superar seu erro”. Segundo ela, “indulto não é prêmio ao criminoso, nem tolerância ao crime”. A ministra afirmou que, se a legislação não for cumprida à risca, o indulto se transforma em “indolência com o crime e insensibilidade com a apreensão social, que crê no direito de uma sociedade justa e na qual o erro é punido e o direito respeitado”. Ela concluiu dizendo que indulto fora da finalidade estabelecida na lei “é arbítrio”.

Volta às aulas é no Shopping do Estudante

O Shopping do Estudante já está disponibilizando para seus clientes, a mais completa linha de material escolar para a volta às aulas em 2018.

Cadernos, mochilas, papel A4, canetas, lápis, lancheiras e tudo que seu filho precisa.

E você ainda concorre ao Show de Prêmios Volta às Aulas.

1º prêmio: um salário mínimo

2º prêmio: um celular

3º prêmio: um tablet

4º prêmio: um kit escolar

Sorteio: dia 31 de março de 2018

Shopping do Estudante, onde você encontra tudo em um só lugar.

Criação de empregos no Pará é a melhor desde 2013

Pelo terceiro mês consecutivo, o estoque de empregados formais no Estado do Pará voltou a registrar mais contratações do que demissões. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado ontem pelo Ministério do Trabalho, no último mês de novembro, foram gerados 729 novos postos de trabalho no Estado, decorrente de 20.607 admissões contra 19.878 desligamentos.

Foi o melhor resultado para o mês desde 2013, quando o Estado registrou saldo positivo de 1.173. No entanto, ainda está muito distante dos níveis pré-crise. Em novembro de 2011, por exemplo, haviam sido gerados 4.226 postos. Com o resultado positivo desses últimos três meses (+4.679), o mercado de trabalho formal do Estado mostra sinais de reação.

O bom resultado foi puxado, exclusivamente, pela expansão do comércio. Às vésperas das festas de fim de ano, o setor registrou acréscimo de 1.770 empregos no último mês. Já todos os outros setores fecharam o mês com redução de vagas formais, com destaque para o de serviços, que perdeu 549 postos; o de indústria de transformação, que reduziu 169; e o da Extrativa Mineral, com menos 118 empregos.

O secretário de Desenvolvimento Econômico do Pará, Adnan Demachki, observou que desde o mês de junho, o Estado apresenta saldo positivo, ou seja, é o sexto mês consecutivo no ano. “O Pará se preparou para sair da crise em melhores condições que os outros Estados. Nos últimos meses, temos implementado muitas ações previstas no Programa Pará 2030, que prima por uma economia sustentável, em todas as áreas do setor produtivo. O reaquecimento das cadeias econômicas do Estado, repercute em consequência nas atividades de comércio, prestação de serviços e construção civil”, avaliou o secretário.


Mesmo com o desempenho positivo dos últimos meses, o mercado de trabalho formal do Pará ainda registra saldo negativo ao longo de 2017, com redução de 917 empregos celetistas (eram -2.380 em outubro). O saldo acumulado no ano é 0,13% inferior ao total identificado entre janeiro e novembro de 2016. Nos últimos 12 meses, o levantamento aponta a diminuição de 12.024 postos de trabalho - 266.461 demissões e 254.437 admissões. (O Liberal)

Há 25 anos, morte de Daniella Perez chocou Brasil

Guilherme de Pádua, hoje pastor evangélico, contracenava com atriz
 Por: Extra

O final do ano de 1992 ficou marcado por uma tragédia: o assassinato de Daniella Perez, no dia 28 de dezembro, há exatos 25 anos. Filha da autora Glória Perez, ela brilhava em “De corpo e alma”, novela escrita pela mãe para o horário nobre da Globo. A atriz foi morta pelo companheiro de cena, Guilherme de Pádua, hoje pastor evangélico, e por sua então mulher, Paula Thomaz.

Aos 22 anos, Daniella era casada com o ator Raul Gazolla. Os dois se conheceram nos bastidores de “Kananga do Japão”, exibida em 1989 pela extinta TV Manchete, em que a atriz interpretava uma dançarina, atividade que também exercia na vida real.

Na Globo, ela estreou em “O dono do mundo” vivendo Yara, irmã da protagonista Stela, papel de Glória Pires. Daniella atuou ainda em “Barriga de aluguel”, de autoria de sua mãe. Logo depois, voltou à cena em “De corpo e alma”.

Após a tragédia, os autores Gilberto Braga e Leonor Bassères assumiram a novela. Uma semana após a morte da filha, Glória Perez retomou o trabalho, conduzindo a trama até o fim. No último capítulo, exibido em 5 de março de 1993, o ator Stênio Garcia leu uma emocionante carta escrita pela mãe.

terça-feira, dezembro 26, 2017

Fim de semana prolongado do Natal teve 4 traumatismos cranianos por acidentes com motos

O fim de semana prolongado do Natal não foi nem um pouco tranquilo no trânsito de Itaituba.

Até agora foram transferidos sete acidentados para Santarém, todos vítimas de acidentes com motos.

Dos sete traumatizados, quatro sofreram traumatismo craniano, tendo ficado em estado grave.

Somente ontem foram feitos três voos para Santarém para transportar acidentados.

Hoje houve um voo com dois motoqueiros acidentados, ambos com traumatismo craniano.

Como são todos pacientes que requerem atendimento rápido, e o Hospital Municipal de Santarém tem médico neurologista de plantão, todos foram encaminhados para lá.

O diretor do Hospital Municipal de Itaituba, enfermeiro Adriano Coutinho, disse para nossa reportagem que por conta disso o movimento no HMI foi intenso de sábado até a noite de ontem.

É foi só o Natal, data em que muita gente comemora em casa com a família. O que esperar na virada do ano, ocasião em que os irrespónsáveis invadem as ruas?!

Recuperação mais forte que a esperada da economia em 2017 eleva expectativas para 2018

Já há estudos que indicam expansão acima de 3% no ano. Eleições, porém, devem causar turbulência



O Globo - A economia terminará 2017 melhor do que se esperava. Em janeiro, analistas previam que o Produto Interno Bruto (PIB) cresceria só 0,5% este ano. Agora, segundo pesquisa do Banco Central, projetam alta de quase 1% e inflação mais baixa — as previsões para o IPCA despencaram de 4,8% para menos de 3%. Com a retomada mais forte do emprego e do consumo, melhoraram também as expectativas para 2018 e já há estudos que indicam expansão acima de 3% no ano. Mas quem será o próximo governo? Essa é a dúvida que, para economistas, dará o tom da economia e lançará desafios no ano que vem.

Analistas têm observado que o Brasil viveu três momentos em 2017. Empolgado pela aprovação da emenda que estabelece um teto para os gastos públicos, o mercado esperava que o presidente Michel Temer tivesse força para aprovar mais reformas, principalmente a da Previdência. A delação da JBS, em maio, no entanto, foi um divisor de águas, e parte dos economistas previu que os desdobramentos sobre a economia seriam mais graves. Nos últimos meses de 2017, já era comum ouvir a tese de que a economia se descolou da política. Agora, a visão é a de que a influência de Brasília nos mercados aumente.

Um tempero para essa análise é a expectativa sobre o que acontecerá com a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, líder nas pesquisas de intenção de voto e condenado em primeira instância no âmbito da Operação Lava-Jato. Seu caso será julgado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) no dia 24 de janeiro. A Lei da Ficha Limpa prevê que, se ele for condenado em segunda instância, ficará inelegível. Portanto, as apostas do mercado agora se dividem entre um cenário com Lula e outro sem ele.

— Em caso de uma eleição com o Lula, ele é o homem a ser batido e toda o esforço político vai ser para aglutinar forças para derrotá-lo. Será praticamente dado que ele estará no segundo turno, e todos os outros estariam disputando uma vaga — avalia Luis Otávio Leal, economista-chefe do banco ABC Brasil.

— Considerando que o Lula é contra as reformas, toda vez que aparecer alguém (nas pesquisas) também não reformista, o mercado ficará mais estressado. Sem o Lula, vai ser mais pulverizado, todo mundo vai achar que tem chance, mas talvez o mercado opere com a possibilidade de dois candidatos não-reformistas para o segundo turno.



Tragédia em Juruti deixa dois mortos

Cabo-PM Marcos Barroso foi uma das vítimas fatais do acidente.
A madrugada de domingo, (24/12), véspera de Natal, foi bastante triste em Juruti. O choque entre uma lancha e uma pequena embarcação no Lago de Juruti Velho, por volta das 5 horas da manhã deste domingo (24) resultou na morte de duas pessoas. O cabo da PM Marcos Barroso e o pacificador Felipe Sousa, foram as vítimas fatais desse acidente.

Felipe Sousa era servidor da Prefeitura de Juruti, que exercia a função de pacificador. A lancha conduzia policiais militares e agentes pacificadores. O corpo de Felipe Sousa já foi localizado, mas o Cabo Marcos Barroso ainda está desaparecido.

O delegado da Polícia Civil de Juruti, Jair Castro confirmou o acidente e a morte das duas pessoas.

Fonte: RG 15\O Impacto

Saiba os direitos do cliente na hora da troca de presentes

O livro não agradou, o vestido ficou apertado — ou largo demais — ou os sapatos não couberam? Não tem jeito: nos primeiros dias úteis após o Natal, é tradição a corrida às lojas para a troca de presentes. Mas há dúvidas sobre quais são os direitos do consumidor nessa hora. Especialistas alertam que, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), a troca ou a reparação é obrigatória em caso de defeito. O Procon afirma que a substituição de uma mercadoria por motivo de gosto, cor ou tamanho, por exemplo, é uma liberalidade do estabelecimento comercial. No entanto, uma vez oferecida a possibilidade, a oferta deve ser cumprida.

Caso a loja opte por esta política, deve informá-la por escrito, seja por meio de um cartaz, uma etiqueta ou um lembrete no caixa, ou até explicando diretamente ao cliente no ato da compra.

— Embora o lojista não seja obrigado a realizar a troca por divergência de tamanho ou cor do produto, na prática, a maioria das lojas acaba fazendo isso no intuito principal de fidelizar o cliente — reforçou o advogado Carlos Eduardo Costa Souza, da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor e Trabalhador (Abradecont).

Souza lembra que, mesmo que um lojista exponha anúncios informando a seus clientes que não aceita a troca no caso de compra de um produto do mostruário, se a mercadoria estiver com defeito, a substituição é obrigatória, sim, como prevê o CDC. Ou seja, o comerciante precisa cumpri-la, seja como for.

Fique por dentro
Algumas lojas pedem que o consumidor teste o produto na hora da compra e assine um carimbo na nota fiscal ou em outro impresso, reconhecendo que fez o teste e isentando a loja de responsabilidade. O Idec orienta o cliente a testar o produto, mas não assinar nada, pois considera o procedimento ilegal.

Garantia
No caso de produtos não duráveis, como alimentos, a lei determina que consumidor reclame em até 30 dias. Para os duráveis — eletrodomésticos, brinquedos e livros —, o prazo é de até 90 dias. Após ser comunicado o defeito, a loja tem até 30 dias para solucionar o problema. Se o reparo não for feito neste prazo, o cliente pode optar pela troca do produto, pela devolução do dinheiro ou pelo abatimento proporcional do preço.

É essencial que registre, de preferência por escrito, todas as tentativas de comunicar o defeito, inclusive as respostas do fornecedor, que pode ser tanto o fabricante quanto o comerciante.

O tempo de garantia é estabelecido por lei, mas o fabricante costuma oferecer um ano para eletrodomésticos e eletrônicos. Esse tempo maior tem que ser respeitado como se fosse lei.

Defeito oculto
O defeito (ou vício) oculto é aquele que só aparece depois de algum tempo em que está sendo utilizado nas condições indicadas pelo fabricante, inclusive após o término do prazo de garantia. A lei garante a troca, mesmo após o fim do prazo da garantia.

Valor da troca
A troca é feita com base no valor que o consumidor pagou pelo produto. Por isso, é importante guardar a nota fiscal para provar o quanto pagou, mesmo quando houver liquidações, e o preço da peça baixar. Quando a troca for pelo mesmo produto — mesma marca e mesmo modelo, mudando apenas o tamanho ou a cor —, o lojista não pode exigir complemento de valor nem o consumidor solicitar abatimento, caso haja mudança entre o que foi pago e o valor no dia em que o cliente voltou para trocar o produto.

Nota fiscal
Os órgãos de defesa do consumidor são unânimes em alertar: a nota fiscal é a prova de que o consumidor comprou determinado produto em uma loja específica. Na maioria das vezes, ela é necessária para apresentar ao fabricante se o produto estiver com defeito. Por isso, o comprador deve exigir a nota fiscal (ou o recibo de compra), guardá-la e apresentá-la na hora de fazer a troca. Em caso de peças de vestuário, é importante manter as etiquetas dos produtos.

Arrependimento
O CDC garante ao consumidor o direito de se arrepender de compras realizadas fora da loja, como por telefone, catálogos e internet. O prazo para arrependimento é de sete dias, a partir do recebimento do produto, sem necessidade de justificar o motivo, com direito à devolução de todo o valor pago e sem custos extras. O Idec ressalta que, no caso da internet, as informações sobre o direito de arrependimento devem estar claras nas políticas de devolução do site, e não pode haver custos para o consumidor. O Procon-SP, por sua vez, informa que é importante formalizar a desistência por escrito.

Presente fora do prazo
Em caso extremo, o cliente pode até entrar na Justiça contra o lojista por dano moral, pelo constrangimento de o presente não ter chegado.

Promoções
O fato de vender um produto em uma liquidação não exime o fornecedor de responsabilidade. Ele deve informar todas as condições da oferta, como a duração — início e término — da promoção, que produtos que fazem parte dela, assim como os preços praticados, e garantir a troca em caso de defeito.


Fonte: Extra

Integração Nacional aprova investimento de R$ 313 milhões no Pará para prevenir desastres em áreas de risco

Brasília-DF, 20/12/17 – O Ministério da Integração Nacional chega ao final de 2017 com um volume recorde de investimentos no Pará. A Pasta anunciou o valor de R$ 313, 3 milhões para ações de prevenção em áreas de risco em todo o estado. Cerca de 3,5 milhões de habitantes em 15 municípios serão beneficiados com as obras.

Algumas delas já foram iniciadas, como em Belém e Santarém. A capital vai receber R$ 23,1 milhões para a reconstrução de muros de contenção ao longo da orla de dez praias na Ilha do Mosqueiro. O local sofre com a força das marés, que tem causado inundações e erosões no solo. Em Santarém, o repasse de R$ 72,1 milhões vai custear a construção de um muro de contenção da Avenida 7 de Setembro à Rua Vera Paz, além de seis píeres, com 110 metros de comprimento cada.

Em Marabá, a transferência de R$ 66,8 milhões será usada para a construção de cais de contenção e de trapiches de embarque e desembarque em alguns dos principais bairros da cidade. Para o município de Ananindeua, estão reservados R$ 25,6 milhões para a construção de canais que vão prevenir inundações e erosões.

Cerca de R$ 18,9 milhões serão destinados para Castanhal – o montante será usado na instalação de canais de concreto, que vão diminuir os riscos para a população durante períodos de inundações. O município de Abaetetuba vai receber R$ 18,7 milhões para construir um cais de arrimo e para executar obras de pavimentação, terraplanagem e drenagem pluvial, entre outros.

O Ministério da Integração também reservou R$ 16 milhões para Monte Alegre; R$ 15,9 milhões para Altamira; R$ 13,5 milhões para Curuçá; R$ 12,8 milhões para Itaituba; R$ 8 milhões para Cametá; R$ 8 milhões para Salvaterra, e R$ 6 milhões para Mãe do Rio. Em todos estes municípios, os recursos serão usados em obras preventivas a desastres ocasionados por enchentes, enxurradas e erosões.


A Pasta vai destinar outros R$ 3,8 milhões para Redenção. A verba vai permitir a construção de três pontes de concreto e a execução de ações de microdrenagem pluvial. Já o município de Ponta de Pedras receberá R$ 3,3 milhões para a construção de dois muros de arrimo, ao longo da Rodovia Mangabeira.

sábado, dezembro 23, 2017

Óculos & Cia inaugurou hoje

 Itaituba ganhou neste sábado, 23, mais uma loja especializada em Óculos. É a Óculos & Cia, localizada na Rua Hugo de Mendonça, próximo da Caixa Econômica Federal.

Óculos & Cia é uma loja cujo diferencial é a venda de óculos no atacado, sem abrir mão de disponibilizar aos seus clientes individuais, uma vasta gama de óculos das mais renomadas marcas.

A inauguração aconteceu na manhã de hoje e a loja funcionou normalmente até o final da tarde.

Foi servido um coquetel aos que foram conhecer o novo estabelecimento comercial e foi sorteado um brinde entre os que o visitaram.

É mais um empreendimento da empresária Antônia Carneiro, proprietária da Óptica Belém, que já tem nome consagrado no mercado.

Flagrantes da inauguração da loja Óculos & Cia






















Parabéns Lindalva!

Hoje a senhora Lindalva Machado completa está completando mais um ano de idade. Ela é esposa de Dejair Machado, da loja Machado Sports.

Juntamente com seu marido, Lindalva comanda a loja há dez anos com muita competência.

Que a data se repita por muitas e muitas outras vezes. 

sexta-feira, dezembro 22, 2017

Inaugura neste sábado, 23, Óculos & Cia


Governador cassado do Amazonas, José Melo, foi preso

Show jos  meloO governador cassado do Amazonas José Melo (Pros) foi conduzido na noite desta quinta-feira (21) para o Centro de Detenção Provisória 2 (CDPM 2), localizado no KM 8 da BR-174 (Manaus – Boa Vista). A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).

No CDPM 2 também estão os ex-secretários de Administração e Saúde do governo Melo, Evandro Melo (irmão do ex-governador) e Wilson Alecrim; o ex-chefe da Casa Civil, Raul Zaidan; e dois servidores comissionados da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam), José Duarte Filho e Isaac Ezaguy.

O secretário de Administração Penitenciária, Cleitman Rabelo Coelho, informou que não há nenhuma movimentação diferente por parte dos presos em função do recebimento do ex-governador.

Questionado sobre a sensação de conduzir o político responsável por seu ingresso na Secretaria de Estado de Administração Penitenciária, Cleitman disse que não vê diferença na prisão.

“Não tenho paixão por ninguém. Não tenho partido político e não conduzi ele.
Quem prende é a Justiça. Eu sou o secretário. Sou um servidor público. Só guardo os presos”, declarou.

Preso pela Polícia Federal na manhã de hoje, José Melo (Pros) possui uma mansão avaliada em R$ 7 milhões, fez “vultosas” reformas em um sítio de sua propriedade e teve apreendidos quase R$ 400 mil em espécie. O patrimônio é considerado, pelos investigadores, como incompatível com o salário de R$ 30 mil que ele recebia enquanto estava no governo.

As informações foram divulgadas pela Polícia Federal após o cumprimento do mandado de prisão temporária de Melo na operação Estado de Emergência, desdobramento da operação Maus Caminhos, que apura desvios de mais de R$ 110 milhões em verbas da Saúde, no esquema orquestrado pelo médico Mouhamad Moustafa.


Fonte: A Critica

Os 6 municípios do oeste do Pará com nome limpo no Cauc

6 municípios do oeste do Pará que estão com nome limpo no CaucO Cauc (Cadastro Únicos de Convênios) é uma espécie de Serasa do governo federal. Trata-se de um serviço auxiliar de informações para transferências voluntárias, como verbas de convênios e emendas parlamentares. É atualizado diariamente.

Para o município receber recursos de transferências voluntárias, deverá estar com o nome limpo no Cauc, que avalia 14 itens, como obrigações da adimplência financeira, transparência e prestação de contas.

Grande parte dos municípios paraenses está com o nome sujo no Cauc. Mas há exceções.
O portal Jeso Carneiro, na reta final de 2017, relaciona os 6 municípios que terminam o ano com o nome limpo no Cauc.

1. Santarém Prefeito: Nélio Aguiar (DEM)

2. Oriximiná Prefeito: Ludugero (PR)

3. Terra Santa Prefeito: Doca Albuquerque (PSD)

4. Alenquer Prefeito: Frei Juraci (PPS)

5. Trairão Prefeito: Valdinei Ferreira, o Django (PSDB)


6. Novo Progresso Prefeito: Ubiraci Silva, o Macarrão (PSC).

Fonte: blog do Jeso

Homem preso por mandar matar sócio lamentou morte nas redes sociais

A Polícia Civil prendeu na tarde desta quinta-feira Jefferson Oliveira de Araújo, de 34 anos, acusado de ser o mandante do assassinato do sócio, Josiel da Costa Pereira, de 43, em outubro deste ano. De acordo com a Delegacia de Homicídios da Capital, responsável pela investigação, Jefferson pagou R$ 20 mil para que o sócio fosse executado. Além de comparecer ao velório da vítima, ele ainda chegou a lamentar a morte de Josiel nas redes sociais, com mensagens de luto.

O crime aconteceu em 30 de outubro, na Taquara, na Zona Oeste do Rio. Jefferson e Josiel trabalhavam juntos há cerca de um ano em uma vidraçaria no bairro. Ele mandou matar o sócio por causa de uma dívida que tinha com a vítima, no valor de R$ 30 mil. Josiel foi morto com três facadas na nuca dentro de um carro. Segundo o delegado Daniel Rosa, Jefferson simulou um serviço para que os assassinos encontrassem a vítima.

Ele contratou dois executores para o crime. Ele tinha uma dívida com a vítima e resolveu matá-la para extinguir a dívida e acabar com a cobrança que ela vinha fazendo. Então, simulou um serviço que demandaria a ajuda de outras duas pessoas, que eram os assassinos. Eles entraram no veículo onde estava o Josiel e o assassinaram a facadas — contou o delegado.
Ainda segundo Daniel Rosa, Jefferson ficou devendo também aos assassinos de Josiel. O comportamento dele levantou suspeitas sobre o envolvimento no crime:

— Depois que tudo aconteceu, ele mudou perante as pessoas. O comportamento dele levantou suspeitas. Além disso, ele prestou depoimento e caiu em contradição. Ele publicou tudo aquilo nas redes sociais para despistar. Mas a polícia fez um excelente trabalho e conseguimos localizá-lo. Ele ainda ficou devendo aos executores.

Jefferson foi preso na rua e não resistiu à prisão. Na delegacia, ele confessou o crime e não demonstrou remorso.

— Ele contou a história normalmente e confessou tudo — disse o delegado.


Os outros dois envolvidos no crime já foram identificados e estão sendo procurados pela Delegacia de Homicídios.

Fonte: Extra

quinta-feira, dezembro 21, 2017

ICMBio/Adtur - Resultado final da seleção de candidatos


Publicação de Editais



Maluf e a chocante covardia que se tornou a Justiça brasileira

Resultado de imagem para foto de FErnando Horta
Empresário Fernando Horta
Sou de uma geração para quem Maluf era o exemplo mais bem acabado do problema do Brasil.

Todos sabiam que era corrupto, todos sabiam que roubava, e ainda assim ele fazia tudo e dava gargalhadas sobre nossas cabeças.

Maluf ensinou que não se deve mexer com corruptos em altos postos. Era o exemplo da tese do Caligaris no livro "Hello, Brasil". Maluf fazia e o Estado brasileiro, por conivência ou inépcia, aceitava.

Por anos quisemos Maluf preso. Quisemos ver aquele sorriso cínico atrás das grades. Por anos o Estado brasileiro nada fez.

O problema é que quem está sendo preso não é aquele Maluf. Aquele que roubava e tinha desde delegado até presidente para lhe proteger as costas. Aquele Maluf que chamava general de exército pelo apelido. Aquele Maluf sambou na cara do povo brasileiro por décadas. O que está sendo preso é um velho doente, sem mais qualquer ligação ou serventia aos atuais corruptos. O Maluf que está sendo preso é usado como troféu para mostrar como as "instituições brasileiras estão funcionando".

O Maluf de hoje está na presidência. Zoando com a cara de toda a população. Tendo de delegado chefe da pf, até ministro  para lhe proteger as costas. O Maluf de hoje rouba e coloca o dinheiro em malas filmadas e o Estado brasileiro nada faz.

O Maluf de hoje, aquele da presidência, manda até prender o Maluf de verdade. Manda e o STF obedece porque o Estado brasileiro continua inepto ou conivente. Só que agora adicionou também o sadismo e as quebras das próprias leis.

O novo Estado brasileiro, o que prende velhos decrépitos de 80 anos, tortura pessoas para obter "delações premiadas", e forja e manipula provas para usar contra seus desafetos é pior que aquele Maluf, o velho Maluf.

O Estado brasileiro se tornou putrefato e ao prender velhos de 80 anos com histórias criminosas continua mostrando que sempre existirá um Maluf que manda e que não tem nada a Temer.

Fernando Horta

Quarta-feira violenta em Itaituba

Gilmar Lopes Cunha, 29 anos, levou um tiro de espingarda na madrugada de ontem, no galpão da Johil, na Transamazônica com 12ª Rua, no bairro Bela Vista.

Embora tenha sido levado ao Hospital Municipal, ele não resistiu, morrendo no início da noite de ontem.

Foi uma quarta-feira muito violenta na cidade de Itaituba, deixando a população preocupada e assustada.

Homem foi morto a tiros dentro de casa

Na noite desta quarta-feira (20), por volta das 19:30,  Evaristo Dias Macedo de 50 anos, conhecido por "Barbudo" foi assassinado dentro de sua própria residência.

De acordo com informações colhidas pela nossa equipe de reportagem dois homens adentraram na residência da vítima localizada na travessa Raimundo Preto entre 4° e 5° ruas, e efetuaram vários disparos contra o mesmo e fugiram em uma motocicleta.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros esteve no local mais Barbudo já estava em óbito, a Polícia foi acionada e já trabalha pra identificar os possíveis autores do homicídio e o que motivou o assassinato.

A equipe do IML se deslocou para local onde será feita a remoção do corpo para perícia.


Fonte: Portal do Oeste News
Edição de Texto: Plantão 24 Horas News. 
Fotos: Weslen Reis - TV Eldorado Band.

Homem ateou fogo na própria casa, no Residencial Vale do Piracanã, morrendo carbonizado

Ao perceberem o incêndio, os vizinhos conseguiram entrar na casa e salvar as crianças.

De acordo com informações, o incêndio ocorreu na noite de ontem, quarta-feira (20), em uma residência localizada na quadra 01, segunda rua do bairro Vale do Piracanã. Conforme apurou o correspondente do portal Giro, trata-se de um possível suicídio que por pouco não se transformou em uma tragédia.

Ainda de acordo com informações, o proprietário da residência teria fechado a casa inteira, trancou-se no quarto e ateou fogo. Felizmente, populares perceberam o início do incêndio e conseguiram arrombar a casa e ajudaram a retirar os filhos do homem do local.

A vítima foi identificada como Joel Andrade Silva Ferreira de 45 anos de idade, ele teve o corpo carbonizado.

Os militares do Corpo de Bombeiros estiveram no local e conseguiram apagar as chamas. A casa foi parcialmente destruída e o corpo da vítima foi removido pelo Centro de Perícias Científicas (CPC) Renato Chaves.


Fonte: Portal Giro