sexta-feira, novembro 24, 2017

Reunião produtiva sobre movimento contra abusos da Celpa

Público presente
A Câmara recebeu muita gente para a reunião de ontem à noite para tratar da formação de uma frente para enfrentar os abusos que os consumidores acusam sofrer por parte da concessionária de energia elétrica no Estado do Pará, a Celpa Equatorial.

Marcada para começar às 18:00 HS, sofreu um atraso de cerca de 30 minutos, atraso esse compreensível, porque o público ainda estava chegando.

A reunião foi conduzida por seu mentor, o vereador Davi Salomão, que fez uma exposição dos motivos e das finalidades do movimento, ressaltando a importância da comunidade estar unida em torno de uma causa que diz respeito a todos.

Vereador Davi Salomão
O vereador disse que será feito um abaixo assinado eletrônico, para o qual espera contar com milhares de assinaturas. 

Isso vai gerar um documento que será mandado para a Aneel, para o Ministério de Minas e Energia e para o Congresso Nacional, relatando os problemas relacionados com o serviço oferecido pela Celpa e os problemas atinentes ao mesmo.

Adv. Cristina Bueno, pres. da subsção da OAB
A advogada Cristina Bueno disse que tem em seu escritório mais de 100 causas de problemas de fatura de energia elétrica cujos valores são contestados pelos consumidores. Falou, que teve que se aprofundar bastante nos estudos dessa matéria, tal tem sido o aumento da demanda.

Em Itaituba, quando se fala em luta para resolver problemas de energia elétrica, o primeiro nome que vem à mente é o Armando Miqueiro, que é um ícone. Ele esteve à frente de movimentos que reivindicaram a melhoria dos serviços, nos tempos em que Itaituba passava mais tempo sem energia elétrica, do que com ela ligada.

Armando fez um depoimento emocionado, que foi interrompido pela voz embargada; mas, ele, conseguiu deixar bem clara sua mensagem, não esquecendo de contar um pouco da história dos anos 1980, pior período enfrentando pela população de Itaituba.

A promotora Thaís Cruz disse que também já enfrentou problemas quanto ao atendimento da Celpa Equatorial. Falou que as pessoas precisam procurar o Ministério Público, porque o órgão não tem como estar presente em todos os lugares. Então, se ninguém reclamar, muita coisa errada vai continuar do mesmo jeito.

O Procon esteve presente através do advogado Igor Aguiar e do administrador Gleidison Nascimento, e foi bastante elogiado o serviço que vem sendo prestado. Várias pessoas se manifestaram satisfeitas com a atuação do Procon.

Davi Salomão disse que vai ser organizado um grande ato público para o dia 15 de março do ano que vem, com a presença de artistas da terra.

A Celpa será convidada para uma audiência pública, que poderá ser nesse mesmo dia, por ser o Dia do Consumidor. Nessa ocasião os consumidores poderão fazer questionamentos à empresa.

No geral, os trabalhos fluíram bem, mas, houve um ponto em que a mesa que conduziu os trabalhos, mais diretamente o vereador Davi Salomão, pecou, que foi na duração da reunião, que ficou muito longa.

Hoje pela manhã a reportagem conversou com o vereador, que reconheceu que faltou controlar melhor o tempo, incluindo o tempo de fala da plenária, pois algumas pessoas se estenderam muito em suas falas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário