quinta-feira, outubro 26, 2017

O enredo de uma tragédia que poderia ter sido evitada

Passado o momento da comoção natural causada pela queda do avião que matou as cinco pessoas que estavam a bordo, é preciso pontuar alguns fatos que antecederam essa tragédia.

Um deles continua sendo a falta de segurança no aeroporto municipal, pois as pessoas que participavam dessa comemoração antecipada do dia do aviador, estavam numa área de acesso restrito do aeroporto, contrariando as normas de segurança da aviação civil.

Outra irregularidade que não pode passar despercebida nesse episódio, até para evitar que se repita outra vez, é que esse tipo de evento definido pela Agência Nacional de Aviação Civil, como show aéreo, precisa seguir regras expressas definidas pela mesma, as quais estão contidas numa das instruções normativas da aviação civil que trata dos procedimentos de segurança para esse tipo de atividades aérea.

O primeiro ponto é que esses eventos, para serem realizados, precisam ter autorização prévia da ANAC e da administração do aeroporto.

Outra regra, é que voo acrobático só pode ser feito por aeronave certificada para essa atividade ou autorizada por seu fabricante e o piloto deve ser experiente e habilitado nessa modalidade de voo.  

Esse tipo de exibição aérea precisa também respeitar um limite mínimo de distância de áreas urbanas, e ainda, em voo acrobático não é permitido a presença de passageiros a bordo.

Foi a somatória de todas essas irregularidades que resultou numa das maiores catástrofes da aviação municipal, e o número de vítimas poderia ter sido ainda maior, se uma sexta pessoa não tivesse sido impedida de embarcar nesse voo da morte.  

Agora é esperar para saber quais as sanções que a agencia nacional de aviação civil vai impor ao aeroporto municipal, além de outras implicações que podem surgir na esfera judicial.

É lamentável que tantas vidas tenham se perdido por pura imprudência.


Jornalista Weliton Lima, comentário do Focalizando de hoje, 26.10.2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário