quinta-feira, outubro 26, 2017

A enquete e a censura

A enquete que o blog do Jota Parente está fazendo, a qual pergunta se os leitores são a favor ou contra a transformação da avenida Hugo de Mendonça em uma via exclusiva para pedestres tem dado muito que falar; os que são contra são maioria até o momento.

Quando se trata das opiniões publicadas nos grupos de WhtsApp ou no Facebook, a esmagadora maioria tem se manifestado contrária, sobretudo empresários que não veem isso com bons olhos.

A discussão veio à tona, depois que o coordenador da COMTRI, José de Arimateia Aguiar aventou essa possibilidade em entrevista ao Focalizando de antes de ontem. Nem se sabe, por enquanto, o que pensa o prefeito Valmir Climaco sobre o assunto.

Houve quem publicasse no WhatsApp, hoje, um empresário que está aqui não faz muito tempo, que o responsável por essa enquete nem deveria tê-la colocado no ar, porque ela prejudica o Comércio.

Eu indaguei em que o comércio poderia ser prejudicado, e ele insistiu que prejudica.

Qualquer pessoa pode fazer uma enquete, desde que não se trate de um tema que seja ofensivo a quem quer que seja, pois, manifestar sua opinião, ou pedir para outrem manifestar a sua, se quiser fazer isso, está na essência da liberdade de expressão.

Felizmente, com toda a esculhambação que tem atormentado o nosso País, ao menos o direto de dizer o que se pensa tem sido mantido. E isso deve-se a muita luta para que chegássemos até aqui. Quem cometer excessos, que responda legalmente por eles perante a lei.

Eu e a turma da minha faixa etária sabemos muito bem o que é viver sob o vergão da censura, e quem não viveu, não está em condições de falar sobre isso.


Jota Parente

Nenhum comentário:

Postar um comentário