sexta-feira, outubro 27, 2017

Garimpeiros incendeiam sede do IBAMA e ICMBio em Humaitá

A sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), onde também funcionava o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no município de Humaitá, (AM), foram incendiados na tarde desta sexta-feira, 27, por garimpeiros, em protesto contra os dois órgãos.

De acordo com informações repassadas ao Rondoniaovivo pelo jornalista Júlio Ayres, eles incendiaram o prédio e carros, deixando um rastro de destruição.  Isso porque o Ibama e o ECMBio deram ultimato para que a garimpagem de ouro, que vinha ocorrendo no rio Madeira, em cuja margem esquerda fica localizada a cidade de Humaitá fosse encerrada.

O problema originou-se após uma reunião, na manhã desta sexta-feira, entre os garimpeiros e os representantes dos dois órgãos, quando ficou decidido que os garimpeiros deveriam deixar o local.

Após a reunião, os agentes públicos apreenderam as balsas e tocaram fogo; em represália, os garimpeiros promoveram a destruição dos dois órgãos públicos.

Delegacia Fluvial
Agora à noite, os garimpeiros estão se dirigindo para sede da Delegacia Fluvial, segundo informou os moradores da cidade, prometendo causar mais destruição na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário