sexta-feira, setembro 15, 2017

Câmara realizou, ontem, audiência pública com a Serabi, provocada pelo vereador Peninha

Blog do Jota Parente – A Câmara Municipal de Itaituba realizou, na manhã de ontem, audiência pública com a presente da empresa de mineração Serabi, com o objetivo de discutir as atividades da empresa no município.
     O vereador Peninha foi o autor do requerimento que provocou a audiência pública de ontem. Para ele, foi uma ótima oportunidade para que todas as dúvidas que existiam a respeito da atuação da empresa fossem tiradas...

Vereador Peninha - Com certeza foi positiva essa audiência pública. Primeiro, porque nós vamos passamos a ter conhecimento sobre as atividades da empresa, que atua há vários anos em Itaituba e nós precisávamos ter essa aproximação. Acho que essa audiência foi interessante por conta de que nós tivemos as informações que precisavam sobre geração de emprego e com relação geração de impostos para o município, e geração de várias coisas positivas para Itaituba.
Eles fizeram explicações sobre a questão dos funcionários estrangeiros que vêm para cá; são mão de obra qualificada, porque estão adotando o método mineral de exploração subterrânea, que não tem no Pará não há esses profissionais qualificados, que são trazidos do Peru; não é exploração mão de obra barata, mas, mão-de-obra estrangeira qualificada, mais cara.

Blog do Jota Parente – Uma coisa boa para a economia local, é que as compras são feitas dentro do município...

Vereador Peninha – Essa é outra questão que nos deixou satisfeitos; as compras, segundo eles alegaram, todas estão sendo feitas dentro do município de Itaituba, mais precisamente em Moraes Almeida e Jardim do Ouro. E o que foi mais surpreendente para nós, são as condicionantes que a empresa vem cumprindo e que não divulga, não tínhamos conhecimento, que são exatamente aquelas questões de energia elétrica, escola e posto de saúde lá na mina do São Chico, no Jardim do Ouro.

Blog do Jota Parente – Além disso, o município tem arrecada boa soma de impostos com as atividades da Serabi...


Vereador Peninha - Para nós é muito importante tem uma empresa que contribuiu com a arrecadação municipal. Em 2015, entraram nos cofres da Prefeitura de Itaituba. R$ 1.397.100,00, já em 2016 o município recebeu de CEFEM do Ouro que a Serabi produziu, R$ 1.970.000,00; então, isso quer dizer que o município está recebendo. Se ouro pudesse ser refinado aqui, aumentaria bastante essa arrecadação, mas, infelizmente, não tem essa estrutura ainda, mas o importante é que foram feitos esclarecimento e depois disso vamos continuar acompanhando o trabalho da empresa. Vamos cobrar preparação de mão-de-obra para que seja absorvidos trabalhadores daqui mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário