terça-feira, maio 20, 2014

Aeroporto de Itaituba corre o risco de voltar a ser interditado



Até boi passeia pela pista

Nos últimos seis meses foram registrados seis casos de animais da pista do aeroporto de Itaituba. O Mais recente, no dia 25 de abril, em cujo voo estava o deputado federal Dudimar Paixiúba, que informou ao blog que a avião da Trip ficou sobrevoando até que um boi que se encontrava na pista fosse retirado.

Todas essas seis ocorrências foram comunicadas pela equipe da Infraero, de Itaituba, para a Gerência Regional de Navegação, em Belém. Essa é uma medida de praxe que tem que ser tomada toda vez que algo dessa natureza acontece.

Sempre que isso acontece, a direção regional da Infraero comunica o fato à Seção de Investigação e Prevenção de Acidentes/Incidentes do Controle do Espaço Aéreo (SIPACEA).

Por causa desses incidentes, com o objetivo de prevenir possíveis acidentes, a gerência local da Infraero tem feito seguidos relatórios sobre os riscos que o aeroporto de Itaituba oferece.

Numa das correspondências encaminhadas recentemente para a direção, em Belém, foi sugerida a suspensão das operações em Itaituba, até que a situação se regularize e desapareça completamente esse perigo.

A regional, de posse de tais informações, enviou documento para a direção do aeroporto local, com data de 30 de abril deste ano, pedindo providências urgentes para solucionar tais problemas.

Até agora, nada foi feito. Por isso, ninguém se assuste ou considere-se desavisado caso a ANAC decida interditar o aeroporto de Itaituba. Essa é uma possibilidade iminente.

Se isso acontecer, mais do que da vez anterior, vai haver uma grita geral, porque o movimento tem aumentado gradativamente. Um exemplo disso foram os três jatinhos particulares estacionados no pátio, semana passada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário