segunda-feira, abril 28, 2014

Informe JC, edição 178

Tempo curto 1
O Código Tributário foi aprovado às pressas no final do ano passado, embora quase todos os vereadores que fazem parte da base da prefeita Eliene Nunes tentem justificar que o exíguo tempo de pouco mais de vinte dias foi suficiente. Mas não foi. Prova disso foi a baita confusão que essa lei causou quando entrou em vigor, gerando uma grita geral por causa dos valores exorbitantes cobrados pela Diretoria de Tributos da Prefeitura.

Tempo curto 2
O vereador Isaac Dias (PSB), contestou o choro dos empresários, alegando que o novo código ficou vários dias na Câmara, sem que os empresários se interessassem em procurar a Casa de Leis para discutir o documento. Ora, se o Legislativo municipal não fez qualquer tipo de divulgação sobre o assunto, como é que qualquer cidadão iria lá discutir? Houve pressa para aprovação do código, sim, para que o mesmo entrasse em vigor a partir de primeiro de janeiro deste ano de 2014. E não adianta tentar provar o contrário, pois ninguém tem o nariz furado feito boi para aceitar essa versão.

Prevaleceu o bom senso
Apesar dos pesares, todas as partes demonstraram bom senso quando o desconforto causado pelo novo código tributário foi tornado público. A Prefeitura, a Câmara, a CDL, a Associação Empresarial, os contadores e os empresários que se interessaram pela matéria mostraram amadurecimento, sentando à mesa para discutir as mudanças necessárias, sem agressões, sem preocupações políticas e com ponderações razoáveis de todos os lados. É por esse caminho que se constrói uma sociedade mais justa para todos.

Nem precisa de oposição
Com alguns amigos e alguns assessores que tem, a prefeita Eliene Nunes nem precisa de oposição, pois o fogo amigo, muitas vezes, é mais forte que o fogo inimigo. Certas decisões tomadas de forma equivocada e precipitada provocam ainda mais desgaste na já desgastada imagem da prefeita, como testificou da tribuna o vereador Isaac Dias, que é da base aliada do governo municipal. Ele se reportou ao imbróglio do pão estragado, que ganhou as manchetes da imprensa local, semana passada, depois que um sindicalista ligado ao SINTEPP foi para a mídia denunciar que foi constatado na Escola Fernando Guilhon, que o pão que foi mandado para lá tinha fungos.

Decisão equivocada
A secretária de Educação, Ana Paula, registrou queixa na 19ª Seccional, em vez de mandar fazer uma sindicância para apurar de quem era a culpa pelo acontecido. Isaac disse que esse tipo de comportamento só causa desgaste para Eliene, e ainda por cima, demonstra que há setores do governo onde existem sérios problemas de gestão.

Whysky de presente
Quando completei 50 anos, no dia 18 de outubro de 2.000, convidei apenas alguns amigos para cantar os parabéns. Entre os amigos estava Luiz Feltrin, que me presenteou com uma garrafa de whisky importado. Naquele ano eu havia completado 20 anos sem beber, mas Luiz não sabia. No domingo seguinte, por ocasião de mais um dos nossos passeios para a praia ele me pediu mil desculpas. O caso terminou em boas gargalhadas da nossa turma. (Jota Parente)

Cumprindo o dever
Não era a notícia que a gente gostaria de dar, desde o primeiro momento em que se soube do desaparecimento do avião da Jotan com cinco ocupantes, o piloto Luiz Feltrin e mais quatro servidores do DSEI Tapajós, no dia 18 de março. Muito menos, depois que se estabeleceu o mistério a respeito do seu paradeiro. Entretanto, é dever do bom jornalismo manter o cidadão informado a respeito de tudo que acontece, seja bom, ou ruim.

Até o G1 ligou
Quando o avião foi encontrado pelo garimpeiro Fausto Pereira da Silva, no final da tarde do dia 22, terça-feira passada, até que a informação começasse a ser disseminada passaram-se algumas poucas horas. E quando a notícia foi devidamente checada por algumas fontes, contando com a colaboração de alguns colegas da imprensa de Itaituba e de Jacareacanga, foi o blog do Jota Parente quem primeiro publicou o fato. Desde a primeira postagem aceleraram-se as visitas ao blog, o que prossegui pelos dias seguintes. Até a produção do G1, portal de notícia do Sistema Globo, ligou para a redação do blog do Jota Parente no começo da madrugada de 23/04 querendo detalhes da notícia.

Manifestações
Várias foram as manifestações de cumprimentos ao blog, e por conseguinte, ao Jornal do Comércio, por causa da seriedade com que tem sido conduzida a cobertura desse trágico acontecimento, que entristeceu a todos, muito além de Itaituba, Santarém e Jacareacanga. Foi o caso do renomado jornalista e dono do blog mais acessado da região, Jeso Carneiro, que escreveu: Parabéns, Jota, pela excelente cobertura do lamentável acidente. Show de bola de um botafoguense que, sem apelar para o jornalismo chulo, de exposição de cadáveres, de vídeos pornográficos e similares, faz um jornalismo da melhor qualidade no interior da Amazônia, amparado em bases éticas, de respeito à inteligência do leitor/leitora e, mais importante, sem dobrar o joelho para os poderosos de plantão.

De Óbidos
Erique Cardoso, da TV Sentinela da Amazônia (Rede Bandeirantes), ligou para dizer que sua emissora estava acompanhando tudo e deixando a população obidense informada a respeito do andamento da operação de resgate das vítimas do voo da Jotan, exclusivamente pelo blog, parabenizando pela maneira séria da cobertura, responsável e fugindo ao clichê do sensacionalismo. Ficamos gratos pelo reconhecimento, daqui e de longe, lamentando que esse tenha sido o final trágico do comandante Luiz Feltrin e de seus passageiros.

Bunge inaugura
Aconteceu  sexta, 25/04, em Barcarena, a inauguração do porto de exportação de soja da multinacional Bunge. A cerimônia contou com a presença da presidente Dilma Rousseff. Ontem, quinta-feira (25), Soren Schroder, o presidente global da Bunge, esteve visitando as instalações do terminal graneleiro de Miritituba e a inauguração do porto de Miritituba acontece simultaneamente com a cerimônia de Barcarena. O secretario de Meio Ambiente de Itaituba será o representante do governo municipal nessa cerimônia de Barcarena. Valfredo Marques viajou ontem a tarde no Jato particular da empresa Bunge, junto com presidente da empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário