sábado, abril 05, 2014

Informe JC, da edição 177, circulando

Fogo amigo
O vereador Toínho Piloto (PSD), nunca antes havia subido à tribuna da Câmara de Itaituba tão nervoso quanto na sessão de quarta-feira, 02 de abril. Depois de ouvir críticas seguidas à prefeita Eliene Nunes, do mesmo partido, ele soltou o verbo. O chumbo foi grosso de parte da oposição, por meio dos vereadores João Paulo Meister (PT) e Nicodemos Aguiar (SDD). Mas, houve ainda o fogo amigo dos vereadores Orismar Gomes (PPS) e Dadinho Caminhoneiro (PROS), ambos insatisfeitos porque seus pedidos não tem sido atendidos pela Seminfra.

Quebra de decoro?
Toínho atirou para todos os lados e falou até o que não devia. Acusou o vereador Nicodemos de ter faltado com o decoro parlamentar, advertindo-o de que ele poderia até perder o mandato se continuasse falando daquela maneira, referindo-se às críticas pesadas contra a administração da prefeita Eleine Nunes. O vereador do PSD equivocou-se completamente, porque Nicodemos apenas fez uso do direito de dizer o que pensa do atual governo do município, sem baixar o nível em momento algum. Já Toínho, quando falou a respeito de Peninha, baixou o nível, usando palavras que não devem ser ditas por um edil, sobretudo na tribuna da Casa de Leis, palavras grosseiras, muito próximas do calão. 

Comissão de ética? 1
Depois de ouvir os discursos mais agitados da quarta-feira, o vice-presidente da Câmara, vereador Iamax Prado (PMN) usou a tribuna. Dentre os pontos que destacou, chamou atenção sua sugestão para o presidente Wescley Tomaz. Iamax gostaria que fosse criada uma comissão de ética na Casa, para apurar os excessos cometidos por vereadores, no caso específico, em se tratando dos pronunciamentos. 

Comissão de ética? 2
Respondendo, Wescley citou um artigo do Regimento Interno, que trata dessa questão. O presidente fez questão de ressaltar para Iamax e para todos os seus pares, que o vereador tem imunidade quando usa a tribuna, podendo expor suas ideias sem riscos de ser punido por isso. A exceção se aplica nos casos em que se configure calúnia, injúria ou difamação contra quem quer que seja. Aliás, a fala do presidente foi muito oportuna, colocando ordem e um ponto final nesse equívoco.

PROS no comando
O deputado federal Dudimar Paxiúba informou à coluna, que seu partido, o PROS, vai assumir o Ministério da Integração Nacional, o que inclui órgãos cobiçados como a Sudam, a Sudene e a Sudeco. Conforme ele disse, essa confirmação foi feita pela própria presidente Dilma Rousseff, quando de sua visita ao Pará, por ocasião de sua estada em Marabá, há pouco mais de uma semana. Dudimar esteve presente à visita, juntamente com o presidente nacional do PROS, Eurípedes Junior, tendo como anfitrião o prefeito João Salame, de Marabá, que é do mesmo partido.

Flexa e as buscas 1
Várias entidades de classe de Itaituba e Jacareacanga, além do Fórum de Entidades Representativas da Sociedade Civil Organizada do Oeste do Pará recorreram quarta, 02, em Brasília, ao senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) por providências mais eficazes na busca pelo avião bimotor que desapareceu há dezesseis dias perto de Jacareacanga com cinco pessoas a bordo. Eles entregaram ao parlamentar um apelo com o título "Onde está a defesa nacional?", que solicita do Exército o uso da estrutura do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGs) nas buscas da aeronave em terra. O CIGS é uma unidade militar especializada em cumprir missões nas áreas com dificuldade extrema de locomoção na floresta Amazônica e tem sede em Manaus.

Flexa e as buscas 2
Assim que recebeu a mensagem, o senador Flexa Ribeiro foi ao plenário relatar o pedido, cobrar ajuda e dizer o que ouviu da Aeronáutica. "A FAB me informou que duas aeronaves estão envolvidas nas buscas: um avião e um helicóptero, especializados em busca e salvamento. A operação é feita diariamente entre quatro e cinco horas pela manhã, e mais quatro a cinco horas à tarde", relatou Flexa Ribeiro. Segundo o senador, a FAB disse ainda que essas aeronaves já percorreram toda a área de probabilidade de queda. Nada foi encontrado até agora. E a operação está sendo repetida pela terceira vez.

Mudanças à vista
O deputado federal Lira Maia (DEM), que não será candidato à reeleição, mas, que é um político muito cortejado pelos dois mais fortes grupos que disputarão o governo do Pará, disse para pessoas próximas, que vai haver mudanças nos cargos de chefia de órgãos do Estado, no município de Itaituba. Mais não adiantou que cargos serão esses. Ele faz parte do grupo do governador Simão Jatene, mas, seu nome chegou a ser citado há alguns meses, como possível companheiro de chapa de Helder Barbalho, que será o candidato do PMDB ao governo. Então, se Lira Maia fala em mudanças por aqui, é porque está mais afinado do que nunca com Jatene. Ou não será isso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário