sábado, abril 20, 2013

Alguns detalhes do craque Benoni, que nos deixou


Caro Jota Parente,

O Senhor Benoní Leite, que eu não o vi jogar, mas segundo relatos, principalmente de meu pai Truth, foi o maior jogador de futebol de Itaituba de todos os tempos.

Certa vez, num jogo importante contra o Nacional de Forlândia, um dos melhores times da região, o Benoní não chegava ao campo. Aí, foram à casa dele. E depararam com o pior. ele havia pego um corte profundo no pé e não poderia jogar. Mas seus colegas, incluindo o meu pai, o fizeram entender que ele era primordial. Acabou aceitando, dizendo assim: "Vou jogar só um tempo, fazer dois gols e vocês se virem com o resto." Dito e feito. Cumpriu a promessa. E com muito esforço o América consegui a vitória. E muitos outros episódios ele protagonizou até em Santarém, Porto Velho e Bolívia.

Tinha uma auto-confiança "romariana". Falava antecipadamente o que ia realizar em campo. E o fazia, sempre com maestria. Como expus no Facebook, caso estivéssemos em campanha política, diversos integrantes, do legislativo e do executivo marcariam presença na casa de recepções "Emoções", simulando até um sentimento aflorado. E se ele fosse possuidor de uma conta bancária polpuda, então, as homenagens seriam no aumentativo.

As pessoas ligadas ao glorioso América Futebol Clube também perderam uma grande oportunidade de se despedirem desse mito. Cedemos o ambiente para o velório, por duas situações: Ainda não existe em nossa cidade uma capela mortuária; E, além de ligações familiares, foi a forma de homenagearmos uma pessoa, que além de amigo, foi um verdadeiro ídolo para o meu pai, que também brilhou nos tempos áureos do América.

Luiz Henrique Macêdo e família

2 comentários:

  1. Anônimo1:25 PM

    Amigo Parente,
    Quando do falecimento do BENONI me encontrava em Brasília,cumprindo obrigação parlamentar. Assim que retornei, na sexta-feira, fui fazer uma visita pros filhos (Benoni Junior, Socorro, Amarildo, Osvaldo e Regina Lucirene) e levar-lhes meus sentimentos de pesar e condolências.
    Concordo em gênero, número e grau com o que fala o Luiz Henrique reproduzindo o que o ouviu de seu pai o "grande" Truth, de fato dos que vi jogar, o BENONI foi disparado o mais completo jogador itaitubense de futebol. Já no final de sua brilhante trajetória futebolística, tive o prazer de fazer parte do elenco do Transamazônico (clube fundado pelo saudoso ex-vereador Rui "sangue de mamão" em homenagem a Rodovia Transamazônica), cujo destaque maior era o "ponta de lança" BENONI. O meio-campo do "transa" era formado pelo "Dé" (Wildemar Lima, irmão mais novo do saudoso Wilde - outro cracaço) e por mim, apelidado de "Dude" (como alguns poucos até hoje me tratam). Logo precisei ir embora pra dar continuadade aos estudos, ficando na memória a lembrança e a saudade de uma época em que o futebol era tão maravilhosamente praticado e BENONI um dos mais belos exemplos de exímio praticante.
    Que Deus receba e reúna junto as almas caridosas e bondosas esse CRAQUE, na mais verdadeira acepção da palavra. Descanse em Paz!!!
    Dudimar Paxiúba

    ResponderExcluir
  2. Regina Lucirene Macedo9:44 AM

    Jota Parente.

    Obrigado Dr. Dudimar e Luiz Henrique pelas homenagens feito ao meu Pai Benoni Leite.

    ResponderExcluir