quinta-feira, novembro 15, 2012

Informe JC



Cala-boca 1
De acordo com o dicionário Aurélio, cala-boca é dinheiro, geralmente miúdo, para pequenos subornos. Mas, não se trata de dinheiro miúdo o que foi oferecido para o deputado federal Dudimar Paxiúba (PSDB), por causa de sua atitude contra a exploração ilegal de ouro no leito do Rio Tapajós, que tem tido grande repercussão, assim como tem incomodado àqueles, que de uma maneira ou de outra se beneficiam desse tipo de atividade predatória e ilegal.

Cala-boca 2
Foi oferecida ao deputado, uma área que é duplamente ilegal para que ele explorasse ouro na região do Tapajós. É ilegal, primeiro, porque não foi regularizada, e segundo, é ilegal porque se trata de terra dentro do Parque Nacional da Amazônia, onde se explora ouro ao arrepio da lei. A exploração, caso Dudimar topasse, seria feita utilizando uma retroescavadeira, a famosa PC. Ainda por cima foi dito a ele, que não precisaria ir ao local. O que fosse produzido viria até ele. O deputado não aceitou a “generosa” oferta.

Os gatos
As ligações clandestinas, residenciais ou comerciais, tão comuns que chegam a parecer coisa normal em Itaituba, e não crime, somadas ao desperdício provocado pela defasagem da rede de distribuição de energia elétrica da Celpa, representam hoje em dia, mais ou menos 65% de tudo que sai da subestação do bairro da Floresta. Esse número já foi maior, chegando a quase 70% nos momentos mais agudos da proliferação dos gatos.

Mudanças
Da equipe que dirigia a Celpa até o momento em que a Equatorial Energia assumiu o controle da empresa, só sobrou o diretor de distribuição, setor que não mexe com finanças. Todos os outros diretores foram mandados para casa, assumindo outros de confiança da nova controladora da concessionária de energia que atende o Pará. A nova diretoria já avisou que vai conhecer o maior número de municípios para levantar os problemas de cada um, acenando com a possibilidade de mudanças no comando, onde houver necessidade.

Ideal
Uma reclamação que foi feita quinta-feira passada por ocasião da reunião, na CDL, de lideranças empresariais, imprensa e Diálogo Tapajós é recorrente: a contratação de serviços de fora por empresas que tem algum de tipo de trabalho a fazer em Itaituba.
Neste momento, a reclamação apresentada diz respeito à locação de diversos veículos da empresa Ideal Veículos, de Belém, que estão sendo utilizados por técnicos que trabalham nos estudos do Rio Tapajós visando à construção da usina hidrelétrica de São Luiz. Isso acontece, em detrimento das empresas locais do ramo, que tem condições de prestar esse tipo de serviço a contento.

Muito dinheiro
É um negócio que deverá envolver somas elevadas em dinheiro. Tanto isso é verdade, que a Ideal está falando em se instalar muito em breve em Itaituba, sinal de que ainda espera locar muitos outros veículos para essa que os está utilizando e para tantas outras empresas. Cobertos de razão, os empresários locais temem que aconteça o mesmo com os demais setores do comércio e de serviços do município.

Auditoria
Nos primeiros dias de seu governo, informou a prefeita eleita Eliene, deverá acontecer uma auditoria em alguns setores chaves da prefeitura de Itaituba. Qualquer setor que mexer com dinheiro, direta, ou indiretamente terá que passar pelo crivo da auditoria. Para isso ela já manteve contato com mais de um órgão que oferece esse tipo de trabalho, como o TCM e a Secretária de Estado de Fazenda. A prefeita quer saber ao certo em que terreno estará pisando quando começar a administrar o município. Para isso, nada melhor do que ter em mãos um diagnóstico completo da situação da máquina administrativa municipal.

A presidência
Sem fazer barulho, alguns vereadores eleitos em 7 de outubro se movimentam na tentativa de arregimentar votos para se eleger presidente da Câmara Municipal de Itaituba. Orismar Gomes, o vereador mais bem votado, com seu jeito parecido com político mineiro vem conversando com alguns, tendo como aliado de peso seu genro Paulo Gilson Pontes, que tem se mostrado um negociador hábil. Cebola, o atual presidente que quer continuar no cargo, também mexe os pauzinhos nesse sentido. Correndo por fora, Toinho Piloto e Iamax, que também estão de olho na cadeira de presidente do legislativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário