quinta-feira, fevereiro 16, 2012

Mundiurukus se movimentam para fazer reinvicações


Após tantas e sofridas derrotas em busca de ações que fortalecessem a cultura e vida do Povo Munduruku, o Indígena José Emiliano Kirixi Munduruku resolveu liderar um movimento do interior de sua Aldeia, no Rio Teles Pires falando por radio com outros aldeamentos que os índios precisam se integrar e reivindicarem assistência digna para seu povo não somente em saúde, e sim em politica indigenista, proteção dos Territórios indígenas e repensarem o trabalho da Coordenação Regional da Fundação Nacional do Índio em Itaituba que na verdade em quase dez anos deixou de apoiar a luta dos povos indígenas do Tapajós e Teles Pires. José Emiliano, conhecido por Camaleão fazia em seus contatos uma exigência que nesse grande encontro que estaria planejando não se incluísse assuntos relacionados a politica e convicções partidárias.

Guerreiros Munduruku
A pequena semente plantada pelo líder indígena Camaleão transformou-se de repente em uma luta incansável por outras lideranças entre as quais Gerson Manhuari, Cecilio Kiririxi, Arnaldo Kabá, Vicente Saw, Venâncio Boro, Sandro Waru, e outra lideranças inclusive todas com o aval da liderança maior o cacique Biboi Kabá que mesmo em cuidados médicos, deixou aos cuidados desses lideres a providencia de percorreram todas aldeias de dentro da Terra Indígena Sai Cinza e Munduruku mostrando a real situação e buscando esforços para solucionar os problemas: Nas Aldeias os indígenas disseram que hoje a Funai deixou de existir e em nada apoia a luta inclusive a área está totalmente invadida por garimpeiros e a saúde encontra-se um fracasso e tanto o Dsei como a Funai nada fazem.

O nome do ex-funcionário da Funai Walter Azevedo Tertulino que chefiou a Funai por mais de dez anos foi o único mencionado por lideranças de mais de 112 aldeias para ser indicado à Funai de Itaituba em Brasília para sua nomeação, nas reuniões realizadas pelas lideranças, destacaram que Walter foi o mais destacado administrador da Funai e que foi no trabalho dele que ocorreu a retirada de garimpeiros e a demarcação da Terra Munduruku e o povo reconhecendo essa atuação, estarão indo até Brasília levar em mãos o pedido de todas as lideranças para nomear Walter Tertulino como administrador da Funai de Itaituba.

Tal discurso não para por aqui, sobre o Distrito de Saúde os índios decidiram pedir para Brasília a contratação da Enfermeira Cleidiane Carvalho para assumir essa pasta, uma vez que a mesma é comprometida e dedicada ao povo Munduruku, exercendo um trabalho de respeito e valorização dos indígenas.
Reunião de Lideranças Munduruku
* FUNAI

Sobre a indicação e nomeação de Walter Tertulino, é um nome que reúne o apoio total dos indígenas e uma comissão composta de trinta lideranças estarão se deslocando para Brasília para fazerem a presidência do Órgão, entender a necessidade dos Povos Indígenas do Tapajós, mesmo sabendo que a politica hoje da Funai é colocar em suas Coordenações Regionais pessoal de carreira, entretanto pensam os índios que somente uma pessoa com fácil acesso às instituições de apoio ao índio, e autarquias, e empresas de grande porte, eles veem em Walter Tertulino, esse perfil, e que o mesmo pode desenvolver eficiente trabalho coisa que reclamam que há 10 anos essa eficiência está fora do órgão indigenista. Concluem os assistidos pela Funai que grandes projetos hidrelétricos e de mineração estão se assentando nas áreas de entorno das Terras Indígenas, e a Funai encontra-se sempre ausente dessa discussão com os indígenas.

Ivânio Alencar (Direto para o blog)

2 comentários:

  1. Anônimo9:39 PM

    Senhor Jota Parente do Blog, as informações que foi passado para você em realção a movimentação não é verdadeira, certo que precisamos de ajuda das forças Funasa e Funai, na reunião que foi realizada no Sai Cinza nunca foi falado o nome do ex-servidor Walter Tertulino, esse senhor é até proibido de entrar nas aldeias, esse senhor nunca fer nada pelo índigenas e até perdeu um olho quando o alguns índios comandado pelo parente Roberto Crixi muitos anos atrás.
    Quero esclarecer que jamais as lideranças aceitarão esse senhor como coordenador da Funai aqui, e que o secretário municipal de asuntos indigenas Ivanio Alencar, não está autorizado para falar em nomes dos mundurukus, também é outro que foi funcionário da funai que está proibido de entrar em aldeias aqui.

    Obrigado senhor Jota Parente, Emiliano Crixi Munduruku.

    ResponderExcluir
  2. COMUNICADO

    Caro amigo que se passa pelo indígena José Emiliano Kirixi Munduruku, se realmente você fosse quem diz ser certamente escreveria seu nome correto. 1° a aldeia Teles Pires, não tem sinal de internet e o José Emiliano já está a 5 dias em sua aldeia. 2° eu postei essa mensagem ontem em meu blog, e repassei ao blog de Jota Parente por eu reconhecer a seriedade que esse profissional exerce na função de sempre prestar informação coesa e verdadeira, e em momento algum, você, que se diz ser quem diz que é me enviou essa mensagem. Deveria se informar mais sobre o tema e não falar por influencia daqueles que sempre prejudicou o povo indígena Munduruku, pois meu trabalho é independente de setor publico como servidor e secretário municipal, não estou aqui para denegrir ou subtrair a imagem de nenhuma pessoa, seja ela branco ou indígena. Talvez sua indignação seja pelos comentários que foram feitos em meu blog. Em nenhum momento ofendi ou diminuir quem quer que seja, fui sim funcionário da Funai e tenho a grata convicção que fiz meu trabalho com respeito e dedicação a essa gente, quanto ao ser proibido de entrar em terras indígenas, eu desconheço tal atitude levando em consideração que constantemente estou em área visitando as comunidades e vendo os problemas que elas enfrentam. Sua fonte não é confiável, seu informante está desatualizado da verdade. Mais eu te faço um desafio? Venha ao meu gabinete e se apresente já que a minha amizade com o Emiliano é profunda e duradoura, venha, já que estou falando com o Camaleão.
    Aos leitores do Blog do renomado e estimado amigo e irmão Jota Parente, muito obrigado por terem o habito de se atualizarem através dessa revista eletrônica que tem a frente esse grande escritor chamado JOTA PARENTE. Ivânio de Alencar Nogueira - Blog Faro Fino...

    ResponderExcluir