sábado, outubro 16, 2010

* As novas lideranças que emergem das urnas

Dois candidatos saíram fortalecidos das urnas nas eleições do dia 3 de outubro. Hilton Aguiar, que finalmente conseguiu se eleger deputado estadual e Dudimar Paxiúba, que mais uma vez repetiu uma boa votação para deputado federal.



Dudimar aguarda, agora, a decisão do segundo turno. Se o candidato Simão Jatene confirmar a vantagem que teve no primeiro turno para o governo do estado, Dudimar deve se tornar o primeiro deputado federal eleito por Itaituba. O acordo nesse sentido já foi sacramentado no ultimo encontro que o representante do PSDB de Itaituba teve em Belém com o candidato Simão Jatene.


O acordo inclui a nomeação do primeiro suplente Andre Dias para a chefia da Casa Civil do governo e a ida do deputado federal reeleito Nilson Pinto para a SEDUC. Com essas mexidas, Dudimar Paxiúba, como segundo suplente, seria chamado para a Câmara Federal.


É claro que essa engenharia política ainda depende das urnas, mas o caminho está traçado. Agora, é aguardar pra ver. Já o vereador e agora deputado estadual eleito Hilton Aguiar ainda precisa resolver sua situação com a Justiça Eleitoral, mas tanto ele quanto Dudimar Paxiúba surgem como novas lideranças políticas para 2012.


Isso, claro, já está causando incomodo para muita gente que não contava com esse desempenho extraordinário de Dudimar Paxiúba e do Hilton Aguiar que mesmo com a ressalva de sua votação ter sido maior fora de Itaituba. Mesmo assim foi eleito como candidato de Itaituba e se conseguir escapar da Justiça, terá o direito legitimo de representar o município.


Já na disputa particular travada pelo ex-prefeito Roselito Soares e o atual Valmir Climaco, não houve vencedor, aliás, os dois saíram derrotados. Valmir, mesmo com toda a força da maquina administrativa do município não conseguiu eleger o seu vice Edir Pires, reflexo talvez desse início tumultuado de sua administração. Já Roselito Soares com a pecha de ficha suja, além de não conseguir os votos que precisava para continuar sonhando com uma eleição, ainda tirou a possibilidade de o município eleger mais um representante na assembléia legislativa do estado. A atitude do ex-prefeito de querer marcar a sua presença no processo eleitoral, mesmo estando impedido pela Justiça Eleitoral foi mais uma das muitas decisões atrapalhadas na sua curta carreira política e mesmo que venha a ser absolvido pelo Supremo Tribunal Federal, Roselito, com certeza, deverá ser cobrado futuramente, por pensar apenas no projeto pessoal de poder.


As urnas deixaram lições claras com os resultados da votação. Uma delas é que o prefeito Valmir Climaco ainda precisa mostrar muito mais trabalho para conquistar uma fatia maior do eleitorado itaitubense se quiser pensar num segundo mandato. Outra lição é de que humildade deve ser a principal aliada de um político. E o exemplo mais claro disso está no resultado da eleição presidencial, na qual a candidata Dilma Rousseff embalada pelos altos índices de intenção de votos apontados pelos institutos pesquisas, empolgou-se, achando que já estava eleita e acabou complicando o projeto de sucessão do seu patrono, o presidente Lula.

* Weliton Lima Cordeiro

6 comentários:

  1. Osvaldo Silva8:45 AM

    No íntuito de contribuir, gostaria só de lembrar que o caso de Roselito não chegará até o STF, como diz na matéria e sim no TSE, essa sim, será côrte que dará a palavra final.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo3:26 PM

    Não vejo o hilton aguiar fortalecido politicamente apezar te ter ganho, vejo que sua votação em Itaituba foi péssima e uma expressiva votação em Santarem que até agora o povo de Itaituba não entendeu de tantos votos em Santarém....Espero que ele se for diplomado faça realmente alguma coisa... porque como vereador cinceramente.....

    ResponderExcluir
  3. Anônimo3:36 PM

    Concordo quando dizem que o prefeito da justiça precisa melhor e muito seu desempenho como administrador, mais vejo que é uma tarefa difícil, uma vez que um homem que não tem carisma é complicado!!Assim não adianta ele arrumar rua se um município só vai bem pela educação e ele vai de mal a pior, parece que não tem nem prefeito e nem secretário de educação....Outra o povo tem que ser recebido na prefeitura.. pense nisso Walmir se vc faz um bom governo quem ganha é a população foi pra isso que vc foi pra prefeitura mesmo sem a vontade do povo...

    ResponderExcluir
  4. norton sussuarana1:35 PM

    Esses votos não qualificam o Hilton Aguiar como LIDERANÇA; para ter liderança é preciso, antes de mais nada, ter posicionamentos compatíveis com tal encargo; aquando da segunda-feira negra, o Hilton ficou transitando entre a Prefeitura e a casa do Sílvio Macedo; uma pessoa que não inspira confiança, não tem liderança.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo11:29 AM

    Ei pessoal, deixem seus projetos pessoais e egoistas fora do cenário político de Itaituba, já chega, nossa cidade já sofreu demais, como se não bastasse ter um prefeito bandido e um vice apático e mercenário.
    Que sejamos menos egoistas!

    ResponderExcluir
  6. Anônimo11:50 PM

    valmir nossa cidade nao precisa so de asfalto mais estamos abandonados
    pelo seu governo quando o asunto é esporte.
    sou esportista é ta pra aparecer um prefeito de vergonha pra fazer o nosso tao sonhado estadio.
    o nosso gisnasio é um swou de bola
    o ex prefeito nos realizou esse sonho.parabéms roselito vc merece nossas concideraçoes.

    ResponderExcluir