sexta-feira, agosto 21, 2009

O efeito Puty*

O partido dos trabalhadores em Itaituba anda meio cabisbaixo e não é pra menos. Os últimos atos administrativos da governadora Ana Julia caíram como uma bomba no meio dos petistas itaitubenses, causando desconforto político entre as principais lideranças do partido aqui em Itaituba.

Ao exonerar assessores do próprio partido e prestigiar pedidos de aliados de ultima hora, a governadora acabou criando um enorme constrangimento para os seus companheiros de Itaituba e expondo a publico a falta de sintonia entre a cúpula do PT local com o comando estadual.
Esse pode ser o inverso da moeda, pois quando a governadora recomendou que o PT de Itaituba marchasse junto com o PMDB, nas eleições do ano passado, a orientação não foi seguida e a desobediência parece que agora está sendo punida.

O teste de fogo para medir o tamanho do prestigio do PT de Itaituba junto ao governo do estado seria visto na visita que o chefe da Casa Civil de Ana Julia faria ao município para prestigiar a abertura do Itaverão 2009, evento do veraneio itaitubense.

Com o status de ser o homem de confiança da governadora, Cláudio Puty prometeu vir a Itaituba a convite do presidente da Câmara de Municipal, vereador Hilton Aguiar, e aqui já estava acertado também um encontro com o prefeito Roselito Soares.

Para evitar mais um vexame de ver um petista graduado de braços dados com o presidente da Câmara, os companheiros petistas de Itaituba agiram nos bastidores e pelo menos isso é o que veio a publico, conseguiram reverter o que seria mais constrangimento, já que o chefe da casa civil da governadora vem aqui muito mais interessado em conquistar espaço para uma futura candidatura a deputado federal, do que qualquer outra coisa. Ir buscar esse apoio exatamente com Hilton Aguiar seria mais uma afrontar política para ser digerida pelos petistas locais.
Uma coisa é certa, aproximação de Cláudio Puty com o presidente da Câmara de vereadores não agrada nem um pouco aos petistas daqui, mas é certo, também, que Hilton Aguiar não vai desistir facilmente dessa aliança política, que pode ser vantajosa para ambos. Por isso a fogueira da vaidade já está acesa dos dois lados.

Como franco atirador e em busca de alguém que lhe dê suporte para uma eventual candidatura a deputado estadual, Hilton Aguiar avalia que pode ser um cabo eleitoral muito mais importante para Cláudio Puty do que os petistas que já estão todos comprometidos com o deputado Zé Geraldo, Paulo Rocha e outros.

É aguardar pra ver quem vai levar vantagem nessa disputa. Nesse primeiro momento, mesmo com a visita de Cláudio Puty sendo cancelada, Hilton não tem motivos para estar chateado. Afinal de contas, mais importante que a presença do chefe da Casa, Civil, foi o dinheiro que caiu na conta para bancar as despesas do Itaverão.

Weliton Lima Cordeiro - Diretor de Jornalismo da TV Tapajoara
* Publicado na edição 88 do Jornal do Comércio

Nenhum comentário:

Postar um comentário