sexta-feira, janeiro 23, 2009

Pingos nos is

Desconfiômetro desligado
O discurso de posse do presidente dos Estados Unidos, Batak Obama, teve a duração de exatos 19 minutos. Já o vice-governador Odair Correa falou durante 56 minutos na posse de Olavos Neves, presidente reeleito da Associação Empresarial de Santarém. Resultado: foi quase todo mundo embora.

Disputada acirrada
A Secretaria Municipal de Esportes ainda nem foi criada e já há uma disputa muito acirrada pela vaga de secretário. Só que a coluna conseguiu levar, esperam ser ungidos pelo prefeito Roselito Soares, os ex-vereadores Antônio Cardoso e Paulo Gasolina.

Quem será?
Acontece, que no decorrer da campanha política, o prefeito se comprometeu com Reinaldo Queiroz, diretor do Didesp (Diretoria de Desporto), vinculado à Secretaria Municipal de Educação, que aguarda pelo cumprimento do que ele considera, não uma promessa, mas, um compromisso de Roselito. Agora, só resta aguardar para ver como vai ficar. Porém, primeiro é preciso criar a referida secretaria, para depois discutir quem será seu titular.

Trânsito selvagem
Severiano Gomes vai ter muito tra -balho para botar ordem no complicado trânsito de Itaituba, que anda nada comportado ultimamente. Além da problemática dos mototaxistas clandestinos que chegou à sua mesa, levada pelos mototaxistas legalizados, é preciso atacar a selvageria que tomou conta do tràfego, que voltou a apresentar números de acidentes preocupantes, a maioria envolvendo motocicletas. Enquanto isso não acontece, de vez em quando ouvem-se comentários de pessoas insatisfeita com a atual situação - que por questão de justiça é preciso dizer que Severiano já encontrou quando assumiu o comando da Comtri - dizendo que sentem saudades dos tempos de Aguiarzinho, pois, mesmo com alguns excessos, ele botava ordem na casa.

César secretário
O vereador César Aguiar, enquanto aguarda o desenrolar da questão que será decidida pela Justiça, que poderá ou não custar o seu mandato, tem seu nome cotado para assumir uma secretaria no segundo mandato do prefeito Roselito Soares. Quem acompanha tudo com muita atenção é o vereador Antônio Cardoso, primeiro suplente.

De Peninha a César
Cardoso herdou o mandato de Peninha, na legislatura passada, depois que seu compadre foi cassado. Agora, dependendo dos desdobramentos do caso César Aguiar, Cardoso poderá voltar a ser vereador, praticamente nas mesmas condições da vez anterior. Por enquanto ele continua em Itaituba, aguardando para ver o que vai acontecer.

Serra inova I
Quando foi ministro da saúde, José Serra tomou medidas como a fabricação de medicamentos genéricos, que não agradou aos grandes laboratórios e ameaçou quebrar a patente de alguns remédios para AIDS, porque laboratórios estrangeiros poderosos não queriam chegar a um acordo sobre os preços. Quando sentiram que o ministro não estava blefando, baixaram a crista e não foi preciso quebrar patentes.

Serra inova II
Agora Serra ataca, de novo. José Serra sancionou a medida mais ousada de sua gestão como governador de São Paulo: o pagamento dos servidores das escolas, com base especialmente no desempenho dos alunos. Para isso, ele teve de enfrentar a ira sindical e mesmo a incompreensão de parte dos acadêmicos, defensores da idéia de que pagar pelo mérito é jogar nos professores a responsabilidade da qualidade do ensino.
O professor é uma vítima: ganha mal, seu treinamento é precário, enfrenta, em especial nas regiões metropolitanas, a violência cotidiana combinada com a falta de infra-estrutura. Mas o aluno também é vítima do mau professor que, além das dificuldades conhecidas, não gosta ou não quer ser professor. Isso só piora o problema das faltas, dos atrasos, da pouca vontade de preparar aulas mais interessantes.
Professores dedicados e esforçados são tratados da mesma forma que os relapsos. Não é justo, nem com os professores nem com os alunos.
Como Serra vem aí, com todo o gás, como um dos nomes mais fortes para a sucessão presidente Lula, se virar presidente da República, quem sabe vai querem implantar essa novidade em nível nacional. Até lá já vai dar para saber se os resultados da experiência serão positivos.
Pela importância da rede paulista, esse bônus terá um impacto nacional e até na América Latina. Os bons professores (e não faltam professores dedicados) serão os maiores beneficiados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário