Inicia na próxima 3ª feira, 05 de agosto, a XII Semana Mundial do Aleitamento Materno. Em Santarém, a campanha será coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde. Este ano o tema será: "Quando o assunto é amamentar, apoio à mulher em primeiro lugar", para incentivar a promoção, proteção e apoio ao aleitamento natural como um indicador básico de saúde e qualidade de vida. A programação, realizada desde 1992, enfatiza a importância do aleitamento materno para a saúde dos recém-nascidos.
O evento pretende aumentar a consciência quanto à necessidade e o valor do apoio às mulheres - mães lactantes, e disseminar informação atualizada sobre o apoio ao aleitamento materno criar condições ótimas para oferecer apoio às mulheres - mães em todos os Círculos de Apoio.
A Semana Mundial da Amamentação vem reforçar a idéia de que bebês que são amamentados ficam menos doentes e são mais bem nutridos do que aqueles que ingerem qualquer outro tipo de alimento.
O aleitamento materno, na primeira hora de vida, é importante tanto para o bebê quanto para a mãe, pois auxilia nas contrações uterinas, diminuindo o risco de hemorragia.
E, além das questões de saúde, a amamentação fortalece o vínculo afetivo entre mãe e filho. Os bebês até os seis meses não precisam de chás, sucos, leites em pó, nem mesmo de água.
Após essa idade, deverá ser dada alimentação complementar apropriada, mas a amamentação deve continuar até o segundo ano de vida da criança ou mais.
-------------------------------
Itaituba precisa começar a tratar desta questão, que é vital para o bom desenvolvimento da criança. Eu mesmo, depois de muitos e muitos anos, sou testemunha do milagre que pode promover o aleitamento materno. O Parentinho só se alimento no peito da mãe e está tendo um desenvolvimento surpreendente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário