quinta-feira, junho 26, 2008

Madeireiros irão assinar acordo

PACTO PELA MADEIRA Os empresários prometem não comprar produto de áreas desmatadas (Diário do Pará)

A Associação das Indústrias Exportadoras de Madeira do Estado do Pará (Aimex) e o Ministério do Meio Ambiente irão assinar no dia 18 de julho, em Belém, o Pacto pela Madeira Legal e Sustentável. O acordo foi fechado ontem, em uma reunião em Brasília, entre o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, e representantes do setor.

A iniciativa é semelhante à que já vem sendo desenvolvida com os produtores de soja.De um lado, a iniciativa privada se compromete a não comprar madeira oriunda de áreas desmatadas e a aumentar o rastreamento de suas matérias-primas, chegando inclusive até a ponta de cadeias importantes, como a moveleira.

“O objetivo é evitar que a madeira ilegal possa entrar na rota da exportação e permitir que os consumidores também possam se engajar nessa campanha”, explicou Minc.Os madeireiros terão de identificar a origem do produto e de qual plano de manejo ele vem, por exemplo. “Acho que isso é um avanço no combate ao desmatamento ilegal e no rumo à sustentabilidade”, completou Minc.Em contrapartida, o governo ajudará o setor a resolver gargalos que hoje comprometem o aumento dos investimentos industriais na região.

O ministério trabalhará em três frentes. Uma delas é acelerar a regularização ambiental de fornecedores em geral e das comunidades da região (ribeirinhos, assentados e populações tradicionais em geral), que são importantes fontes para a atividade florestal, mas que estão engessados, ou na ilegalidade, pela falta de licença.
------------------------
Nota do blog: Sera que o SIMASPA, presidido pelo madeireiro Luis Carlos Tremonte, não consegue convencer o ministro Calos Minc para assinar acordo idêntico? Seria muito bom para a região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário