terça-feira, abril 24, 2007

Vacina contra violência

Quanto mais estudantes matriculados no ensino médio, menores as taxas de violência e de gravidez precoce --essa associação está aparecendo no cruzamento de estatísticas feita pela socióloga Felícia Madeira, responsável pela Fundação Seade, entidade de pesquisa do governo de São Paulo.

Lá, se atualiza todos os anos o IVJ (Índice de Vulnerabilidade Juvenil), criado em 2000.Ela tem verificado que os índices de homicídios e a maternidade precoce caem mais rapidamente em lugares da cidade em que diminui o número absoluto de jovens, devido a mudanças demográficas, e aumenta a matrícula especialmente no ensino médio.

Felícia levanta, entre várias hipóteses, a de que o jovem que se mantém na escola tende a desenvolver uma perspectiva de vida e, ao mesmo tempo, aprende regras de convivência.

O estudo ainda não está concluído, mas, segundo ela, uma sugestão é inevitável: os governantes devem oferecer um pacote de estímulos, inclusive financeiros, para que o jovem permaneça o maior tempo possível em sala de aula.

Artigo do jornalista Gilberto Dimenstein, publicado na edição de hoje da Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário