terça-feira, abril 24, 2007

É relativo

Recebo e publico comentário inteligente do amigo Dayan Serique sobre a nota QUEM GANHA E QUEM PERDE NA BRIGA DO PMDB.

Respeito integralmente o pensamento do amigo, mas discordo em alguns pontos.

Concordo que nem sempre a mída decide uma eleição. Que o digam a Rede Globo, a Veja, o Estadão e outros que tripudiaram o presidente Lula do jeito que puderam e não conseguiram derrotá-lo, porque o eleitor já estava decido há muito tempo. Isso é um fato, e contra os fatos não há argumento.

Por outro lado, não se pode negar o poder da mídia. O prefeito Roselito Soares é um bom exemplo disto. Estava morto e acabado, quando ainda tinha o governo do Estado do seu lado. Paradoxalmente, depois que seus padrinhos foram defenestrados do Poder, Roselito recuperou e muito sua popularidade. E não precisou de grandes obras de seu governo, posto que não as realizou até agora. Bastou abrir o cofre e investir em propaganda maciça.

Se um candidato já estiver ungido pelo eleitor é muito difícil mudar a situação. Entretanto, quando a disputa é mais ou menos equilibrada, o bom uso da mída pode fazer a diferença.

Por tanto, meu prezado amigo Dayan, o Wilmar não conseguiu usar a mídia em seu benefício pelas razões que você bem sabe. Porém, se o jogo estiver mais ou menos empatado, não tenho dúvida de que o correto uso dos meios de comunicação será fundamental para a definição do quadro político.

Jota Parente
----------------------------
O caso demonstra que Wilmar Freire tinha uma falsa sensação de poder, por ser ele o presidente do Diretório Municipal do PMDB. Mas o que todo sabe é que Walmir Climaco é quem é o todo poderoso do partido.

A ficha caiu somente agora, com o episódio da nomeação de Peninha para o DETRAN.Com relação aos meios de comunicação, acredito que eles são importantes, mas não decisivos, se assim fossem Wilmar Freire não teria perdido nenhuma eleição. Aliás o próprio Valmir Climaco perdeu a eleição passada para Roselito Soares, que por sua vez não tinha nenhum canal de televisão.

Esse suposto trunfo que Wilmar Freire carrega, na verdade não altera para Valmir Climaco. Porém para as candidaturas de Roselito Soares e Afábio Borges, isso é um verdadeiro presente de natal antecipado. Eles sim, é que ganham com essa briga.

Muita coisas ainda vai rolar por debaixo da ponte, porém o que estamos presenciando é o grupo de Roselito Soares se fortalecendo e os demais se dividindo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário