O Estado do Tapajós
O Estado conseguiu aprovar a criação da Área de Proteção Ambiental Triunfo do Xingu, localizada nos municípios de São Félix do Xingu e Altamira, com aproximadamente 1,7 milhões de hectares. A aprovação ocorreu no dia 29, em São Félix do Xingu, durante consulta pública que contou com a presença de mais de 70 pessoas.
A APA Estadual abrange e segue as diretrizes estabelecidas pelo Macrozoneamento Ecológico-Econômico (ZEE), lei estadual aprovada no ano passado. Na área da nova reserva ambiental, segundo informou o governo do Estado, 10% das propriedades possuem menos de 100 hectares, 20% têm entre 100 e 300 hectares, 10% entre 300 a 500 hectares e 60% têm mais de 500 hectares.
Segundo o técnico da Coordenadoria de Proteção Ambiental da Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (Sectam) Crisomar Lobato, foram feitas, antes da reunião pública do dia 29, oficinas em São Félix e na vila São Pedro do Iriri (zona rural de Altamira), com o objetivo de aprimorar o entendimento da sociedade sobre o que é o Zoneamento Ecológico-Econômico e a Área de Proteção Ambiental (APA), assim como elaborar um diagnóstico participativo para subsidiar a criação legal da unidade de conservação.
O governo do Estado garante que a nova reserva vai preservar importantes amostras de ecossistemas e recuperar e conservar as Áreas de Preservação Permanente (APPs). Além disso, a promessa é de que a criação da APA possibilitará a implantação de projetos técnicos que visem o desenvolvimento de atividades produtivas vocacionadas para a região e a execução do projeto de identificação, georreferenciamento, cadastramento e regularização fundiária da área.
Ainda de acordo com o governo estadual, a APA Triunfo do Xingu fará com que fiquem proibidos ou restringidos o exercício de atividades que ameacem as populações de espécies sob risco de extinção de acordo com os estudos técnico-científicos, as rotas e as espécies migratórias e as nascentes e os olhos d’água; e o uso de produtos químicos, quando indiscriminado ou em desacordo com as normas ou recomendações técnicas oficiais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário