sábado, junho 10, 2006

Exemplos que devem ser seguidos

Entre janeiro de 1993 e dezembro de 1996, ocupou o cargo de prefeito do município de Rondonópolis, um cidadão cujo exemplo deveria ser seguido. O nome, infelizmente não lembro. Ele prestava contas de tudo que recebia, com a maior clareza possível. Mandou colocar em uma praça da cidade, um terminal de computador, que ainda nem era tão popular como nos dias de hoje, disponibilizando de forma bastante compreensível, todas as informações que os cidadãos daquele município do Estado de Mato Grosso quisessem ter acesso.
Quem não se desse por satisfeito, podia procurar a Prefeitura, onde havia gente habilitada a esclarecer dúvidas, comprovando tudo com documentação, se o cidadão fosse daqueles que exigem explicações nos mínimos detalhes. No decorrer daquele período de governo ainda não vigorava o instituto da reeleição e eu não sei se o então prefeito voltou a concorrer ao cargo mais tarde, o que é bastante provável que tenha ocorrido e, se isso aconteceu, certamente deve ter sido um passeio sua eleição, pois seus índices de popularidade eram bastante altos.
Há poucos dias fiquei sabendo de outro exemplo, através do empresário Maurício Portela, que esteve visitando familiares na região da Serra Grande. Trata-se do atual prefeito de Tianguá, no Ceará, onde eu também tenho diversos parentes com o sobrenome Parente. Lá, o prefeito presta contas de tudo que o município recebe e do que gasta, através de outdoors. O povo já está acostumado a acompanhar a prestação de constas, todo mês. Detalhe: por lá, sempre há sobra de caixa de um mês para outro. Normalmente, há em caixa o equivalente à arrecadação de um mês. Só que no Tianguá, existe mesmo o dinheiro na conta da Prefeitura.
E em Itaituba? Por aqui, impossível ser mais confuso. A Prefeitura só faz a prestação de contas de um quadrimestre quando está terminando o prazo para mandar a documentação do próximo e isso mesmo só acontecesse por causa da enorme pressão da oposição. A mais recente prestação de contas teve muito mais bate-boca de vereador com contador da Prefeitura, do que esclarecimentos.
O prefeito Roselito Soares vive dizendo que o município gasta mais do que arrecada, mas, não se dispõe a provar isso, nem à Câmara, que deveria ser a caixa de ressonância do povo itaitubense, nem à população. Daí, suscitarem desconfianças quanto ao destino dado aos recursos repassados à Prefeitura Municipal. As contas da Prefeitura parecem uma caixa preta, cujas informações são inacessíveis para os cidadãos comuns. Prefeito Roselito, siga o exemplo do seu conterrâneo de Rondonópolis e de seu congênere de Tianguá. Se não há o que esconder, porque não se facilita o acesso a todos que quiserem saber de que forma a administração está gerindo os recursos públicos? O povo aguarda uma resposta sua.

Artigo de minha autoria, que estará no JC de segunda-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário