sexta-feira, março 24, 2006

Deve servir para alguma coisa

A resolução do Conselho Superior de Polícia do Estado do Pará, que proíbe a venda de bebidas alcoólicas e som nos bares e restaurantes após meia-noite, de domingo a quinta e até um pouco mais tarde sexta e sábado, em vigor desde segunda-feira, 13 de março gerou muita polêmica. O delegado regional Carlos Mota disse que a resolução será cumprida e que serão realizadas blitz em todas as cidades sob jurisdição da Superintendência de Polícia Civil de Santarém.
Empresários que fazem parte do Sindicato de donos de Bares de Belém entraram com um recurso na 15ª Vara Civil da capital para tentar derrubar a resolução. Eles aguardam a decisão que acreditam lhes será favorável. Donos de bares de Itaituba estiveram na Câmara Municipal, pedindo ajuda aos vereadores, alegando queda brusca no movimento. Um deles disse que vendeu apenas três cerveja no dia anterior. E os edis estão dispostos a fazer alguma coisa. No mesmo dia em que a Câmara foi procurada, o presidente da Casa, vereador Raimundo Santos Pimentel convocou uma reunião com eles após a sessão.
O vereador Paulo Gasolina apresentou um requerimento que foi encaminhado para a Comissão de Constituição e Justiça, disciplinando o horário de funcionamento de bares e similares, aproveitando a faculdade que o Legislativo tem de tratar da matéria, o que já vem sendo feito por outras câmaras municipais, como a de Santarém, por exemplo.
O Pará está seguindo o exemplo de outros estados, onde a medida foi tomada e houve uma redução considerável no nível de criminalidade. Talvez a dose do remédio amargo tenha sido muito forte. Meia-noite parece muito cedo. Por isso, é fundamental que a Câmara discuta o assunto, ouvindo não só os donos do bares, mas, outros segmentos da comunidade e levando em conta, também, as razões que inspiraram a resolução. As autoridades responsáveis pela medida comemoram a queda nos índices de violência em Belém, nos primeiros dias. Por aqui ainda não temos informações a esse respeito. Mas, essa medida deve servir para alguma coisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário