sexta-feira, janeiro 27, 2006

Priante pode ser líder do PMDB

Frase - Se nós não tivéssemos defeitos, não teríamos tanto prazer em notá-los nos outros" (La Rochefoucauld)

Eis algumas informações que circularão no Jornal do Comércio, que estará nas ruas na próxima terça-feira.

Indussolo
A Justiça deverá determinar a anulação do Registro Torresn da área de quase dois milhões de hectares da Indussolo, que já deu muito o que falar em Itaituba. A decisão atenderá a pedido do Ministério Público Federal. O Registro Torrens é uma forma especial de registro imobiliário, que garante ao proprietário rural, de forma indiscutível e soberana, o seu título de domínio, impedindo qualquer questionamento de terceiros sobre o mesmo. Instituído no País desde 1890, é, entretanto, muito pouco utilizado, talvez pelo desconhecimento do proprietário rural.

Esquema sujo
A Polícia Federal continua atenta ao esquema de criação de firmas fantasmas na região, incluíndo Itaituba. Há fortes indícios de que aqui há escritório de contabilidade, gente de cartório e profissionais liberais envolvidos. Por causa disso, tem gente que não anda dormindo direito ou só dorme à base de remédio tarja preta.

Demissão sem contrato
Muitos professores e outros servidores da Educação foram chamados para assinar a recisão de contrato, ainda relativo ao ano passado. O que é de estranahar é o fato desses profissionais nunca terem assinado contrato, apesar da insistência do SINTEPP. Será que essas contas conseguirão passar no Tribunal de Constas dos Municípios?

A favor, dentro
Diz um velho ditado que, ou se está a favor de algo, dentro, ou fora, contra. Os deputados federais Zequinha Marinho e Raimundo Santos estão a favor, dentro, da criação do Estado do Tapajós. Não é de faz de conta, não. Eles têm prestado toda assistência aos membros do movimento, quando esses vão a Brasília e se comprometeram a votar a favor do plebiscito. Antes de todos, engajou-se no movimento o senador Mozarildo Cavalcanti, de Roraima, que é seu grande patrocinador.

Quase dentro
O deputado federal Asdrubal Bentes disse que é a favor da divisão territorial do Pará, defendendo a criação de duas novas unidades federativas. No caso, Estado do Tapajós e Estado do Carajás, em cuja região se concentra a maior parte do seu eleitorado. Falta a ele vestir a camisa, com fizeram seus colegas.

Ser paraense em Manaus pode terminar em morte
Vejam só se pode uma coisa dessa. Um homem foi morto em Manaus, somente porque chamou o outro de paraense. Lí essa informação no blog do meu colega Jeso Carneiro e tratei de acessar o jornal Correio Amazonense, que divulgou o inusitado e trágico fato. Está ficando sério esse problema de manauense implicar com paraense. Até pouco tempo isso era levado na base da brincadeira. Mas, agora, começa a preocupar de fato, saindo do campo do bairrismo para a o perigoso terreno da intolerância. Não se pode falar em problema racial, pois somos todos caboclos, com ou sem feições indíginas.

Conheço essa questão, porque tenho visitado Manaus com certa frequência e tenho um filho trabalhando lá. O que ocorre é que com o advento da Zona Franca houve uma verdadeira invasão de paraenses a Manaus, sobretudo da região Oeste do nosso Estado. Muitos dos nossos conterrâneos venceram lá e ocupam cargor chaves e isso incomoda sobremodo.

Houve o caso de um delegado, que ao falar sobre um determinado problema policial por volta do meio do ano passado, afirmou que aquilo era coisa de paraense. Ora, isso partindo de uma autoridade policiail é muito, mas muito grave. É um incitamento à violência. Os meios de comunicação de lá bem que podiam fazer uma campanha contra o que se poderia chamar de xenofobia, pois estão tratando os paraense como se fossem estrangeiros indesejáveis. Tá complicado.

--------------------------
Deu no jornal da manha da Rádio Rural, publicado no blog do Jeso

Entidades reagem à CDP

As declarações do diretor de Gestão da CDP (Companhia Docas do Pará), Nelson Simas, repercutiram negativamente junto aos movimentos populares.

O presidente do Fórum Lixo e Cidadania, Sérgio Campos, lamentou as afirmações do funcionário da CDP, por ter vindo defender uma decisão governamental recebida pela população como uma violência e uma traição, principalmente aos santarenos mais esclarecidos.

A coordenadora do Plano Diretor do Município, Eunice Sena, também fez críticas às declarações do diretor CDP.

O técnico do Ministério Público do Estado, Dilaelson Tapajós, que é qualificado em recursos hídricos, disse que a partir de agora as embarcações estarão livres para ancorar em frente à orla, por conta do decreto.

Ele lamentou que não tenha havido uma comunicação oficial entre o Governo Federal com os órgãos municipais e do Estado responsáveis pelo desenvolvimento urbano e ambiental da cidade.

Dilaelson disse que a decisão é negativa e desrespeitosa ao município e aos cidadãos.

Na opinião dele, o Isan (Instituto Sócio Ambiental de Santarém) e a CDU (Coordenadoria de Desenvolvimento Urbano) devem liderar a discussão ao lado das entidades que trabalham em defesa do meio ambiente.
------------------------
Olha o Priante Chegando

Vai esquentar nos próximos dias a briga dentro da bancada do PMDB na Câmara dos Deputados. É hora de escolher o líder do partido na Câmara em 2006.

O atual líder, o super conhecido Wilson Santiago (PB), quer continuar. Até pediu apoio ontem aos senadores Renan Calheiros (PMDB-AL) e Ney Suassuna (PB). Mas não deve ficar.

O favorito é José Priante (PMDB-PA), homem de confiança de Jader Barbalho (PA). Ex-presidente do PMDB, Jader hoje é deputado e tem forte influência nas decisões da bancada. Joga pesado por Priante.

Eunicio Oliveira (CE) também quer. Mas a bancada do PMDB não o perdoa. Acha que Eunicio não atendeu como deveria os deputados do partido na época em que era ministro das Comunicações.

Outro que diz que é candidato a líder é Geddel Vieira Lima (BA). Esse, no entanto, sabe que não tem muitas chances. Tem muitos desafetos dentro da bancada. Sua candidatura é apenas para provocá-los. E tumultar um pouco mais o PMDB.

Enviada por: Ricardo Noblat
-------------------
Blog do Josias

Jobim adia decisão sobre coligações
Misturando a esperteza do político com a conveniência do juiz, o presidente do STF, Nelson Jobim, decidiu adiar sua decisão sobre o pedido de liminar do deputado Miro Teixeira (PDT-RJ), para suspender a votação em segundo turno do projeto que acaba com o princípio da verticalização, liberando as coligações partidárias.

Jobim despachou um pedido de informações ao presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PC do B-SP). E mandou dizer que só decide depois que o pedido for respondido. Rebelo, que não nasceu ontem, deve adiar a resposta para depois de quarta-feira, dia em que a Câmara votará a proposta em segundo turno.

O gesto tornaria inócuo o pedido de Miro, uma vez que não haveria mais votação a ser suspensa. Restaria a análise do mérito do projeto. Algo que Jobim tende a transferir para o plenário do Supremo. Os juízes que compõem o tribunal voltam do recesso do Judiciário justamente na quarta-feira.
----------------------

Pista de kart indoor de Itaituba, que estará sendo inaugurada em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário