domingo, janeiro 29, 2006

Dirceu deve assumir na quarta

Frase: O teste da democracia é a liberdade de crítica"
( ben-gurion)


Final de domingo, quando me preparo para publicar as linhas a seguir, que tal a gente começar com muito bom humor?

SORTE
Marido entra em casa correndo e grita para a mulher?
- Marta, arrume as suas coisas. Acabei de ganhar na Loteca.
Marta responde:
- Você acha que eu devo levar roupas para o frio ou para o calor?
O marido responde:- Leve tudo, você vai embora...
------------------
O texto acima, evidentemente, é uma piada. Mas, a notícia que publicarei a seguir está na dmais recente edição revista Istoé. É só conferir.

Infidelidade
Cala a boca, louro!
Papagaio indiscreto imita grunhidos
e revela traição da namorada do dono

Osmar Freitas Jr. – Nova York

Papagaio é um perigo. Como se não bastassem o psitacose e a gripe aviária – doenças que o bicho pode transmitir –, há também os casos de psitacismo, o ato de repetir palavras sem saber o seu significado. Pegue-se como exemplo o caso do louro Ziggy, residente em Londres e criado com carinho pelo inglês Chris Taylor. Era só Susy Colins, a namorada do dono, pegar no celular para que o bicho desandasse a chamar o nome “Gary”. E o fazia com entonações amorosas, com a intimidade própria dos amantes. O problema é que Chris não conhecia nenhum Gary, e Suzy também jurava não saber de quem se tratava. A situação ganhou intensidade quando alguém falou o nome na tevê e o pássaro se empolgou, repetindo o chamado e acrescentando vocabulário e grunhidos francamente eróticos. O que a princípio parece enredo de piada, na verdade teve desfecho de drama.

Até Suzy se mudar para o apartamento de Taylor, o papagaio limitava sua vocalização ao pedido de biscoitos, imitações razoáveis do som do aspirador de pó e repetição de palavras desconexas. O nome Gary só entrou no discurso depois que o casal resolveu juntar seus trapos. Na véspera do Natal, quando iniciavam uma transa no sofá da sala, Taylor e Suzy foram surpreendidos por Ziggy declarando: “Gary, eu te amo”, passando em seguida aos grunhidos claramente sensuais. De imediato, Taylor riu. Mas ao olhar para a namorada em seus braços notou rubor característico das consciências culpadas.

“Senti um frio na espinha”, declarou o analista de sistemas Taylor. Suzy começou a chorar copiosamente, ainda atormentada pelo papagaio que não fechava o bico: “Gary, meu macho!”, “Gary, meu benzinho”. A confissão da moça veio em forma raivosa: Gary era colega de trabalho de Suzy numa firma de recados telefônicos e seu amante durante o expediente e fora dele. Parte do romance se dava pelo celular e a troca de juras de amor era ouvida na íntegra por Ziggy. A freqüência deste intercâmbio era tanta que marcou a memória do bicho.

E de lá não saiu mais. Depois do rompimento entre Taylor e a infiel namorada,
vários dias foram gastos na tentativa de apagar o nome Gary da mente de
Ziggy. Infelizmente, a tarefa se demonstrou impossível. “Toda vez que um
celular toca, o nome salta do bico da ave. Até mesmo quando eu suspirava, era: ‘Gary, eu te amo’, ‘Gary, meu macho’. A vida ficou insuportável”, diz Taylor. O resultado é que ele, aos 30 anos, não apenas perdeu a namorada, mas também foi obrigado a se livrar de seu Iago (da peça Otelo, de Shakespeare). O papagaio foi adotado depois de um anúncio nos classificados. “Eu já não o suportava mais. E o sentimento era mútuo”, diz o traído.

Por seu lado, Suzy se defende: “Não culpo o Ziggy pela separação. Minha relação já estava estremecida. O Taylor não queria sair de casa. Só desejava ficar junto do papagaio.” O pior é que o Gary também bateu asas e foi se aninhar nos braços de outra colega, que tem a vantagerm de morar com um gato completamente mudo. Já o papagaio alcagüeta ganhou celebridade e anda freqüentando shows de televisão, nos quais dispara o bordão: “Gary, Gary, Gary”, para delírio das platéias. Ah! E Ziggy, o louro que não só dá o pé como aponta o dedo, diga-se, é brasileiro

-----------------------------
Presidente afirma que PT não o defende
O debate em torno do princípio da verticalização não é o único ponto de discórdia entre Lula e o PT. O presidente se queixa também da “apatia” de seu partido em relação às eleições presidenciais. Argumenta que não cabe a ele, no exercício da presidência da República, trabalhar pela própria reeleição. A tarefa deve ser exercida, na sua opinião, pelo partido.

Lula abespinhou-se, na segunda-feira, com uma declaração do ministro Marco Aurélio de Mello, do STF, que assumirá a presidência do TSE durante as eleições deste ano. Mauro Aurélio enxergou uma conotação eleitoral nas inaugurações de obras públicas de que Lula vem participando.

“O exemplo vem de cima”, disse o ministro. “Cabe a ele (Lula) adotar a postura que se almeja do primeiro dignitário do Brasil (...). O presidente já goza da condição quase que privilegiada de disputar sem deixar o cargo. Não pode extravasar, fazer das inaugurações eventos político-eleitorais. Isso só acirrará a disputa e provocará impugnações (...).”

Lula reafirmou nas conversas que manteve na noite desta terça-feira que vai continuar inaugurando obras. “Se eu plantei, não vou deixar para outros colherem”, repetiu. Não será a manifestação de um ministro que irá intimidá-lo, avisou. Disse também que esperava do PT uma defesa enfática de sua posição. E reclama do fato de não ter ouvido nenhuma voz do partido se levantar em seu favor.

O presidente se queixa também da leniência do PT em relação ao governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB). Argumenta que o presidenciável tucano, ainda no exercício do mandato, faz campanha aberta. A despeito disso, diz ele, o PSDB sente-se livre para atacá-lo. Sem que o PT esboce uma reação à altura.
--------------------
Para nunca mais esquecer


Antes do final da guerra testemunhas e fugitivos relatavam com detalhes o que se passava naqueles campos de extermínio, principalmente a morte dos judeus, que ocorria numa escalada crescente a ponto de ser chamada de “morte massiva” Por isso, em 29 de outubro de 1942, houve um grande protesto em Londres, promovido por políticos e autoridades religiosas, que manifestaram seu horror diante da perseguição dos nazistas.

Outros povos considerados “de raça impura”, como os ciganos, foram perseguidos e massacrados da mesma forma. E também os que tinham comportamento não aceito pelo governo de Hitler, como os homossexuais e os religiosos que se recusavam a seguir para a guerra. Ou ainda os inimigos ideológicos do nazismo, que formavam a resistência alemã, em sua maior parte composta por socialistas e comunistas. Somaram milhões.

O trecho acima faz parte do artigo semanal do senador Eduardo Suplicy que escreve para o blog do Ricardo Noblat
------------------------

O empresário Dirceu Frederico deve assumir, quarta, 1º de fevereiro, a Secretaria de Mineração e Meio Ambiente de Itaituba. Ele está otismista quanto à possibilidade de fazer um bom trabalho, por ter recebido do prefeito Roselito Soares, a promessa de que terá liberdade de ação. Resta saber se o Roselito vai cumprir a palavra, coisa não tem feito desde que assumiu o cargo de prefeito.
------------------------------------
O leitor Marcos Mezanini mandou o seguinte comentário a respeito da nota da posse de Dirceu:



Jota,
Nessa reforma do secretariado do Roselito quem se deu, mesmo, foi o Dirceu. Emplacou o Cícero na Secretaria de Agricultura e ainda descolou essa bocada na Secretária de Mineração. Não é por causa do salário, mas pela visibilidade que ele terá lá. Armou, porque se fez de difícil, e seu deu bem. Eta Itaitubazinha danada.

Enquanto isso, o povo.....



----------------
Por favor, mandem comentários a respeito do que estão achando do blog.

Um comentário:

  1. Anônimo11:44 PM

    Jota,
    Nessa reforma do secretariado com Roselito quem se deu, mesmo, foi o Dirceu. Emplacou o Cícero na Secretaria de Agricultura e ainda descolou essa bocada na Secretária de Mineração. Não é por causa do salário, mas pela visibilidade que ele terá lá. Armou, porque se fez de difícil, e seu deu bem. Eta Itaitubazinha danada.

    Enquanto isso, o povo.....

    ResponderExcluir