terça-feira, janeiro 31, 2006

270 demissões em uma madeireira de Itaituba

Frase: - "A baixeza mais vergonhosa é a adulação."
Bacon
------------
Gestão de Florestas votada hoje

O Globo:

O plenário do Senado deve votar hoje o projeto de lei do Executivo que regulamenta o manejo sustentável de florestas no Brasil.

Para o Ministério do Meio Ambiente, a Lei de Gestão de Florestas Públicas é fundamental para regularizar a exploração das florestas e a demora de sua aprovação está provocando danos ambientais, sociais e econômicos.

O texto já foi aprovado nas comissões do Senado.
---------------

Obras podem ser prejudicadas se Orçamento não for aprovado até o fim do mês, diz secretário
11:09
Edla Lula
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O secretário de Orçamento e Finanças do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Ariosto Culau, disse hoje (1º) que as obras em andamento nos estados e municípios serão prejudicadas caso o Congresso não aprove o Orçamento de 2006 até o fim de fevereiro.

Em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional, Culau informou que quase R$ 15 bilhões que deveriam ser direcionados à construção de postos de saúde, escolas, estradas e reforma agrária, por exemplo, estão parados até que os deputados aprovem o orçamento. "A partir de março isso pode causar transtorno em algumas obras já realizadas pelo governo ou mesmo que precisam ser executada", comentou.

01/02/2006
------------------
Mais um secretário assume hoje
O novo secretário de Mineração e Meio Ambiente de Itaituba, Dirceu Frederico, tem sua posse marcada para hoje. A solenidade deve acontecer nas dependências da própria
secretária. Dirceu chega com muito respaldo, pelo largo conhecimento que tem dos problemas da área mineral d região. Se tiver tempo para se dedicar e autonomia para trabalhar poderá fazer um bom trabalho.
--------------

Aldo e líderes devem discutir amanhã projeto que fixa teto para gastos de campanha
19:17
Lourenço Melo
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo (PCdoB-AL), informou que vai se reunir amanhã (1º), às 14 horas, com os líderes partidários, para pedir urgência na votação do projeto de lei que fixa teto para os gastos dos candidatos nas campanhas eleitorais.

O objetivo, segundo Aldo, é equilibrar os gastos entre os candidatos ricos e pobres. O presidente da Câmara vai discutir também o projeto da Lei Geral da Micro e da Pequena Empresa, que cria o Supersimples, visando estimular a vida das empresas e incrementar a atividade empresarial no país.

O projeto está na pauta da ordem do dia da Câmara para apreciação nesta semana. O Supersimples, que tem o objetivo de simplificar o pagamento de tributos federais para micro e pequenas empresas e valerá para todo o Brasil, vai unificar nove impostos e contribuições.


Idéia de jericoMaconha mentolada apreendida em São Paulo poderia fazer muita gente abandonar o vício. Com o cigarro mentolado aconteceu algo parecido.

BeabáAtendendo à nova ordem política da América Latina, Lula pode lançar nova cartilha do ensino fundamental nas escolas públicas, trocando “Ivo viu a uva” por “Hugo viu o Evo”.

---------------------
JK - O blog do Ricardo Noblat publicou alguns tópicos curtos a respeito de Jucelino Kubibstchek de Olivedira, aproveitando a onda do cinquentenário de sua chegada à presidência da República. Este blog considerou interessante dividir com os leitores que não tem tempo ou hábito de frenquentar o blog do Noblat. A ordem é decrescente, da forma como foi publicada.

JK – Você sabia? (final)

Às 18 horas do domingo 22 de agosto de 1976, morreu Juscelino. Ele viajava de São Paulo para o Rio de Janeiro pela via Dutra em seu Opala verde metálico dirigido por Geraldo Ribeiro, seu motorista havia 36 anos.

Na altura do quilômetro 165, o Opala foi fechado por um ônibus, atravessou a pista e bateu de frente contra a lateral de uma carreta.

Juscelino e Geraldo morreram na hora. Chegou-se a levantar a suspeita de que o carro fora sabotado para causar o acidente, o que jamais restou comprovado.

(Pesquisa e texto da série "JK - Você sabia?" são de Gustavo Noblat, repórter do blog. Informações retiradas do Guia dos Curiosos, do site InfoBrasília e de matéria do Globo Online)

*********
JK – Você sabia? (11)
Juscelino descobriu que tinha câncer na próstata em 1970. Escondeu a doença e foi se tratar em Nova York, como já havia feito ao sofrer um infarto na época em que era presidente.

Ao final da cirurgia, soube que ficara impotente. Cinco anos depois, descobriu que a operação não fora tão bem-sucedida quanto imaginava. O câncer havia-se espalhado por outros órgãos.
**********
JK – Você sabia? (10)
Tem uma história muito contada em redutos mineiros. Ela diz que numa conversa no Congresso Nacional, em abril de 1964, Tancredo Neves comentou que o general Castello Branco não teria o seu voto nas eleições indiretas que estavam sendo tramadas.

O golpe militar derrubara alguns dias antes o presidente João Goulart que sucedera Jânio Quadros - esse renunciou depois de seis meses no cargo.

Tancredo argumentou que sua recusa em votar no general era uma questão de princípios e de compromisso com a democracia. Na ocasião, Juscelino teria feito um apelo:

— Mas, Tancredo, o Castello é um militar diferente, estudou na França, é um sorbonniano, um intelectual como você, já leu centenas de livros.

Tancredo permaneceu firme:

— É verdade, Juscelino. Mas ele leu os livros errados
********
JK – Você sabia? (9)
Eleito senador por Goiás em 1960, Juscelino pretendia disputar as eleições presidenciais de 1965. Até que em junho de 1964 passou a ser perseguido pelo regime militar.

Terminou cassado e sem direitos políticos.

Percorreu por algum tempo cidades americanas e européias, em exílio voluntário. Voltou ao Brasil mais tarde e se tornou empresário
************

JK – Você sabia? (8)
Na cidade goiana de Jataí em 04 de abril de 1955, Juscelino fez o comício de abertura de sua campanha para presidente. A sua estratégia era iniciar a campanha pelas cidades menores do interior, e Jataí acabou escolhida para o primeiro comício.

O ponto forte do comício foi o discurso de Juscelino que defendia a Constituição e às leis. Ao final dele, foi permitido ao público fazer perguntas.

Antônio Soares Neto, o Toniquinho, perguntou a Juscelino se ele - que tanto pregava o respeito à Constituição - mudaria, se eleito, a capital para o Planalto, conforme a Constituição determinava.

Juscelino prometeu então mudar a capital. Brasília nasceu ali
*********

JK – Você sabia? (7)
Juscelino sempre foi vaidoso. Detestava os fios brancos que tomavam conta de sua cabeça e apelava para a tintura.

Místico, depois de perder a mãe nunca deixou de ir ao cemitério pedir conselhos a ela sempre que tinha um assunto sério para resolver.

Era devoto de Nossa Senhora da Luz.

Ativo e pontual, acordava todos os dias às 6h e antes de sair de casa despachava pelo telefone. Não admitia se atrasar para um compromisso.
************
JK – Você sabia? (6)
Juscelino não era de beber muito.Gostava de champanhe rosé e de uísque. E se divertia com o barulho do gelo batendo no copo.

Adorava dançar tango. Era um tremendo pé-de-valsa, o que lhe rendeu uma cotação altíssima junto às mulheres.

Talvez por isso, sua grande paixão durante 18 anos, Maria Lucia Pedrosa, tenha feito tanta questão de ler o perfil de sua personagem, interpretada por Letícia Sabatella na minissérie JK da Rede Globo.
************

JK – Você sabia? (5)
Jabuticaba, macarronada e comida mineira eram os pratos favoritos de Juscelino. Sua mulher, Dona Sarah, tinha o hábito de mandar preparar um serviço à francesa para agradar o marido no Palácio das Laranjeiras –casa do presidente da República antes da mudança da capital do Rio de Janeiro para Brasília.

Um prazer especial que Juscelino tinha era ir até a cozinha só para sentir o cheiro da comida antes da refeição.
***********

JK – Você sabia? (5)
Jabuticaba, macarronada e comida mineira eram os pratos favoritos de Juscelino. Sua mulher, Dona Sarah, tinha o hábito de mandar preparar um serviço à francesa para agradar o marido no Palácio das Laranjeiras –casa do presidente da República antes da mudança da capital do Rio de Janeiro para Brasília.

Um prazer especial que Juscelino tinha era ir até a cozinha só para sentir o cheiro da comida antes da refeição.
*************

JK – Você sabia? (3)
Juscelino acompanhou a votação das eleições para governador de Minas Gerais em 1950 pelo rádio. Ele estava perdendo feio para Gabriel Passos da UDN e, chateado, preferiu parar de escutar a apuração. Convidou amigos e preparou uma serenata para esquecer a derrota – ou para diminuir o impacto dela. Foi quando o resultado virou a favor dele. A serenata que seria para afogar as mágoas deu lugar à festa.
*************

JK – Você sabia? (2)
O apelido de infância de Juscelino era Nonô. Adulto, passou a ter o hábito pouco convencional de comer no café da manhã filé bem passado, leite, café, mel, pão e manteiga. Um dos seus pratos preferidos era Chico Angu (frango com quiabo e angu de fubá).
********

JK
Nasceu em Diamantina, Minas, em 12 de setembro de 1902. Foi alfabetizado pela própria mãe, juntamente com a irmã e melhor amiga, Naná. Completou os estudos básicos no Seminário Diocesano de Diamantina, dos padres lazaristas. Aos 19 anos seguiu para Belo Horizonte. Vida dura. Trabalhava como telegrafista à noite, estudava medicina durante o dia. Quase não dormia. Formou-se em 1927, dedicou-se à urologia, em Belo Horizonte. Fez especialização em Paris, em 1930. De volta a Belo Horizonte, ingressou na Força Pública, como médico militar. Casou-se em dezembro de 1931 com Sarah Gomes de Lemos, de rica e tradicional família mineira. Fez parte, como capitão-médico, das tropas mineiras que lutaram na Revolução Constitucionalista de 1932.

O trecho acima faz parte do artigo do escritor e historiador Ronaldo Costa Couto, escrito exclusivamente para o blog. Acabei de postá-lo na seção Artigos.
*************
JK - Você sabia? (1)
- Esse dedo vai te incomodar pelo resto da vida, disse o doutor.

E incomodou. A mania de Juscelino Kubitschek de tirar os sapatos debaixo da mesa vem daí. Quando criança, Juscelino ouviu do médico que sua mania de brincar de capa e espada lhe quebrara um dedo e que lhe causarua dores para toda vida.

Nos tempos de travessura em Diamantina, interior de Minas Gerais, um golpe errado de espada derrubara um armário em cima do pé dele. Para tormento do jovem Juscelino e alegria dos gozadores da República, o seu mindinho nunca mais foi o mesmo.
*****************
270 serão demitido na Madeireira Climaco

No decorrer da reunião de segunda-feira, 30/01, na Associação Empresarial de Itaituba, o empresário Valmir Climaco informou, que por causa da crise do setor madeireiro, que desde o ano passado está impedido de trabalhar, em virtude das medidas tomadas pelo governo federal, vai ter que demitir 270 dos seus funcinários.
Procurado pela reportagem do Jornal do Comércio logo depois da reunião, Valmir confirmou a informação, dizendo que lamenta ter que tomar essa medida, pois são 270 pais de família que ficarão desempregados, mas, que não tem outra saída. E pode piorar. Caso não haja nenhuma mudança no cenário atual, os demais funcionários correm o risco de perder seus empregos antes do meio do ano.
Outra confirmação feita por Valmir Climaco foi quanto às suas atividades no Estado do Amazônas. Ele disse que por lá está dando para trabalhar, pois o governo amazonense incentiva a implantação de novas indústrias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário