sexta-feira, julho 15, 2022

Santarém e Monte Alegre têm surto de casos de Covid-19 nas duas primeiras semanas de julho

A equipe do Laboratório de Biologia Molecular (Labimol) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) continua fazendo os testes para covid-19 na região Oeste do Pará, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado (Sespa), com a nona regional da Sespa (9CRS) e com o Laboratório Central do Estado do Pará (Lacen). Os dados das duas primeiras semanas de julho apontam um crescimento significativo dos casos positivos.

Durante todo o mês de junho, foram realizados 344 testes com amostras dos municípios da região. Destes, 33 foram positivos. Apenas nos primeiros 13 dias de julho, já foram realizados 298 testes, dos quais 134 tiveram resultado positivo para covid-19.

O Labimol continua analisando amostras de 20 municípios da região Oeste, mas o surto com o aumento de casos está em Santarém e Monte Alegre. Atualmente, a maior parte das amostras tem sido coletada em hospitais de cada município. No município de Santarém, o Hospital Regional do Baixo Amazonas é o que mais envia amostras para a Ufopa.

Os profissionais do Labimol indicam que, para o processo de prevenção à covid-19, é importante continuar com o uso de máscara em ambientes fechados e completar o esquema vacinal com as doses de reforço.

O Impacto com informações UFOPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário