domingo, abril 24, 2022

Violência cresce em tudo quanto é lugar: Ataques no metrô de Nova Iorque saltam mais de 50% para o total mais alto em 11 meses

Os ataques criminais ao sistema de trânsito da cidade de Nova York aumentaram mais de 50% entre fevereiro e março – atingindo o total mais alto desde que o NYPD começou a aumentar as patrulhas no metrô há 11 meses, mostram novos dados.

Apesar do preocupante aumento de assaltos, a criminalidade no metrô em geral ficou estável no mês passado em comparação com fevereiro, de acordo com dados do NYPD divulgados na sexta-feira.

Houve 180 crimes criminais registrados nos metrôs em março – dois a menos em relação a fevereiro. Mas o número de assaltos criminais saltou de 41 em fevereiro para 62 em março, de acordo com as novas estatísticas.

O número reflete o maior número de assaltos criminais desde maio passado, quando uma série de crimes de alto perfil estimulou o então prefeito Bill de Blasio – a pedido do MTA – a aumentar o número de patrulhas policiais no sistema de metrô.

Maio de 2021 viu 65 assaltos criminais – incluindo uma série cruel de cortes cometidos por um único agressor em um período de 35 minutos em 14 de maio. 

Três dias depois, em 17 de maio, de Blasio cedeu às semanas de pressão do MTA estatal e concordou em adicionar 125 policiais extras aos horários de pico da manhã e da noite.

As agressões caíram significativamente no mês seguinte e permaneceram estáveis até agora.

O sucessor de De Blasio, o prefeito Eric Adams, continuou a aumentar o número de policiais clandestinos em resposta a crimes de alto perfil – mais recentemente após o tiroteio em massa no Brooklyn este mês que deixou 10 pessoas feridas a bala e outras 19 feridas.

As taxas de crimes no metrô relatadas pelo NYPD permaneceram teimosamente acima dos números pré-pandemia quando ajustadas para o número de passageiros, que atualmente é de cerca de 55% do que era em 2019.

O número de crimes criminais por milhão de passageiros foi de pouco mais de dois em março, uma queda de 13% em relação a fevereiro, mas bem acima dos 1,47 crimes por milhão de passageiros relatados em 2019.

Apenas 2,8 milhões de pessoas usaram o metrô na última quinta-feira, de acordo com os números do MTA – 54,6% em comparação com um dia semelhante pré-pandemia.

Fonte: The New York Post

Nenhum comentário:

Postar um comentário