quinta-feira, abril 14, 2022

Retração da economia região é por causa da queda na extração de ouro

A queda na extração de ouro e o endividamento das famílias, está reduzindo a quantidade de dinheiro em circulação no mercado, provocando uma desaceleração na economia do município.

A construção civil e o seguimento do comercio varejista são os que mais vêm sentindo os efeitos dessa retração nas vendas; a indústria da cerâmica vermelha é uma das mais afetadas, enquanto os empresários do setor de varejo já projetam uma redução nas vendas em torno de 10% em relação ao trimestre do ano passado.

Com os preços das mercadorias em alta, alguns produtos estão ficando fora da mesa da maioria da população itaitubense. Um dos produtos, é o ovo de páscoa, que é um símbolo dessa época do ano, mas não é visto nem nas prateleiras dos supermercados; e o bacalhau também muito consumido nessa época do ano, virou literalmente um produto de luxo e sumiu até do cardápio dos restaurantes. 

Nesse cenário de pouco dinheiro e inflação em alta, o setor de serviços é que vem dando algum alento ao comércio, somente a prefeitura injeta mensalmente na economia do município mais de quinze milhões de reais com a folha de pagamento dos seus colaboradores, e ainda soma-se a esse valor, o pagamento dos servidores do Estado e União, além da iniciativa privada, mas se a inflação não ceder, a projeção para a economia de Itaituba num futuro próximo é de um cenário ainda mais preocupante para o comércio em geral.

Jornalista Weliton Lima, comentário do Focalizando, 14/04/2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário