quinta-feira, abril 14, 2022

Após resgate de tripulantes com vida, Polícia Civil investiga finalidade da viagem do Bom Jesus

A Capitania dos Portos de Santarém confirmou nesta quarta-feira (13), que os seis passageiros do BM ‘Bom Jesus’, que estava desaparecido desde o último dia 24, quando saiu de Santarém, no oeste do Pará, com destino ao município de Chaves, na região do Marajó, foram resgatados com vida para Belém. 

O resgate foi feito por um helicóptero da Marinha. Segundo apurou o Portal OESTADONET, a Delegacia Geral da Polícia Civil do Pará vai decidir nas próximas horas por qual município o inquérito policial para investigar as causas do desaparecimento da embarcação, bem como o tipo de carga estava sendo transportado e o destino final.

Uma equipe da Polícia Civil seguirá para o local onde a embarcação foi encontrada, numa localidade conhecida como Ilha das Flechas, entre Santana, no Amapá, e Chaves, no Pará. O resgate dos passageiros não encerra as investigações iniciadas no âmbito da polícia judiciária paraense, assim como o inquérito administrativo instaurado pela Capitania Fluvial do Amapá que também será concluído para apurar as circunstâncias e responsabilidades do acidente com o barco.

O barco ‘Bom Jesus’ saiu de Santarém no dia 24 de março transportando uma carga de origem e destino ainda não revelados. Apesar de ser registrada na Marinha, inscrita na atividade de transporte de passageiros, possuindo uma arqueação bruta (AB), maior que 20 metros, o responsável pela embarcação não fez o despacho na Capitania dos Portos antes de seguir viagem, como é obrigatório pela autoridade marítima. Neste caso, foi uma viagem clandestina.

O Portal OESTADONET apurou que os seis passageiros, Leilane Carla Ferreira (cozinheira), Cristiano de Azevedo Figueira (marinheiro), Antônio Oliveira dos Santos (maquinista mecânico), um homem identificado apenas por ‘Negão’ (maquinista) e Joelson da Silva Costa, o suposto responsável pela carga e contratante da embarcação para o frete, vão prestar depoimento à polícia também nas próximas horas.

A polícia não descarta nenhuma hipótese, porém, apenas com as investigações será possível esclarecer o que de fato ocorreu durante o trajeto da embarcação, que tinha como destino o município de Chaves e foi parar em águas amapaenses. 

A principal dúvida a ser esclarecida é justamente o tipo de carga e o seu destino final. 

Conforme informou à tarde o Portal OESTADONET, os seis passageiros foram encontrados com vida à tarde e resgatados pela Marinha do Brasil.

Fonte: OESTADONET

Nenhum comentário:

Postar um comentário