sábado, março 19, 2022

Filhos são presos por trancar pais idosos em Abaetetuba

Os dois vão responder pelos crimes de lesão corporal gravíssima e cárcere privado.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os idosos no Brasil irão compor cerca de 29% da população, contudo, falta de políticas públicas para promover amparo ao idoso pode afetar a qualidade de vida dessa faixa etária nos próximos anos.

Segundo dados disponibilizados pelo Disque 100, canal de atendimento que recebe, analisa e encaminha denúncias de violação dos direitos humanos para os órgãos competentes, de 2019 para 2020, o número de chamadas para reportar algum tipo de violência contra o idoso foi de 48,5 mil para cerca de 77 mil denúncias; houve um aumento de 53% no número de denúncias. Até o primeiro semestre de 2021, o número de denúncias registradas ultrapassou 30 mil. 

Na última sexta-feira (18), um casal de idosos foi resgatado pela Polícia Civil após serem trancados pelos próprios filhos em uma casa, no município de Abaetetuba, região nordeste do Pará.

Ao receberem a denúncia, os polícias foram até a residência localizada no bairro Santa Rosa e encontraram um idoso de 83 anos, acamado e em estado de inanição, que é uma situação de fome estrema, além de vários ferimentos pelo corpo. 

O idoso foi levado até o hospital municipal de Abaetetuba para que os cuidados adequados fossem tomados. 

Os filhos foram encaminhados para delegacia da Superintendência Regional do Baixo Tocantins e devem responder pelos crimes de lesão corporal gravíssima e cárcere privado.

Fonte: DOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário