quarta-feira, dezembro 15, 2021

Governador inaugurou escola de ensino médio em Miritituba

No distrito de Miritituba, obra estava paralisada há anos, e agora representa um novo horizonte para centenas de estudantes do município

O município de Itaituba, no Sudoeste do Pará, nesta quarta-feira (15), comemora 165 anos de fundação. Para os mais de 100 mil habitantes, a data tem mais motivos para ser celebrada. Um desses motivos tem nome de professora e um significado singular para a comunidade: A Escola Estadual de Ensino Médio Professora Jussara Terezinha. O local foi entregue na manhã quarta-feira (15/12) pelo governado Helder Barbalho. Localizada no distrito de Miritituba, a unidade é a 84ª escola entregue pelo governo estadual desde 2019.

"Certamente, um equipamento como esse transformará a vida desta comunidade. Eu soube do esforço que os alunos tinham que fazer, que era atravessar todos os dias até um anexo, cedido em uma escola da prefeitura. Isso ficou para trás. Agora vocês têm uma escola nova. Com essa escola, nós criamos uma oportunidade para desenvolver a vida de quem mora aqui. Com o desenvolvimento desta região, vamos precisar de mão de obra adequada para ser empregada. E quem tiver ensino, conhecimento, vai poder ter essa oportunidade. Uma escola como essa é exatamente a oportunidade que se precisa para isto", enfatizou o governador Helder Barbalho.

O novo espaço de ensino e aprendizagem está equipado para atender 1.440 alunos, nas modalidades Ensino Médio Regular (1ª a 3ª série) e Atendimento Educacional Especializado (AEE) em três turnos: manhã, tarde e noite. Além dos estudantes, professores e a equipe técnica-pedagógica poderão usufruir de um ambiente moderno, confortável e com toda a infraestrutura escolar necessária para o ensino.

Compromisso - A secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, acompanhou o passo a passo da obra, esse investimento do Tesouro Estadual superior a R$ 7,4 milhões. "É um investimento necessário e de grande relevância para os alunos desta bela cidade. Nós seguimos nossa política de construção, reformas e revitalizações, levando qualidade de ensino, reforçando o nosso compromisso com a educação do Pará. Essa é a escola de número 84, e temos outras dezenas em andamento, que logo irão beneficiar muitos outros alunos", enfatizou Elieth Braga.

A obra foi retomada e entregue pela atual gestão. O contrato original foi assinado em 2013, mas cancelado anos depois, interrompendo o sonho da comunidade escolar de Miritituba. O aluno do 2° ano Alexandre Kauan disse estar feliz com o desfecho positivo de todo esse processo. "Agora é outra realidade. Eu ficava frustrado, já que imaginava que iria encerrar meu ensino médio e não iria conseguir estudar aqui. Eu chegava do trabalho, cansado, e ainda precisava ir para o anexo da escola municipal. Fazia isso porque não era possível estudar em outro horário, pela falta de escolas aqui. Agora, essa fica mais próxima da minha casa. Vai facilitar a minha vida e a de muitos outros alunos. Na escola que eu frequentava não tínhamos toda essa estrutura aqui: biblioteca e escola de informática", contou.

Estrutura - A nova unidade também dispõe de auditório para 100 pessoas, estacionamento para carros, motos e bicicletas, reservatório de água, instalações de combate e prevenção a incêndios, área de recreio coberto, cozinha, despensa, quadra poliesportiva coberta, vestiários, banheiros masculino e feminino, além de equipamentos que propiciam a acessibilidade às Pessoas com Deficiência (PcDs).

O secretário adjunto de Logística da Seduc, Alexandre Buchacra, enfatizou que todos os ambientes foram pensados para o bem-estar dos alunos, professores e técnicos que estarão diariamente no local. "Nossa intenção é sempre recepcionar bem a comunidade estudantil e transformar vidas, pois a educação é um elemento de vidas e da sociedade de um modo geral. Aqui, nossos alunos poderão usufruir de um ambiente saudável, cheio de recursos tecnológicos e pedagógicos para o ensino", informou.

"Eu estou muito feliz. Eu esperava esse dia há anos, e hoje, no dia do aniversário da nossa cidade, recebemos esse belo presente. Conheço muitas pessoas que deixaram de estudar por não terem uma oportunidade como essa. Agora é estudar e preservar tudo isso aqui", disse a aluna do 1º ano do ensino médio, Vitória Mota.

Fonte: Agência Pará

Obs do blog: O nome dado à escola inaugurada, prefessora Jussara Terezinha, foi escolhido pela comunidade e apresentado através de requerimento do vereador Nen, do distrito, sendo aprovado pelo plenário. Ela foi uma servidora municipal que atuou no local, com muito empenho.

Como se trata de uma escola estadual, foi encaminhado documento da Câmara para a Secretaria de Estado de Educação, que é quem define a denominação, pedindo que fosse esse o nome. 

Sugestão aceita. Ficou bom para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário