sexta-feira, dezembro 03, 2021

Covid-19: Os Decretos anteriores não foram levados a sério

Com a vacinação caminhando a passos muito lentos, o Pará é um dos estados mais vulneráveis para essa nova variante da covid-19.

A ômicron já tem três casos confirmados em São Paulo e outros estão em monitoramento.

Aqui em Itaituba há um caso suspeito, um paciente que está internado no Hospital Regional do Tapajós.

Com o estado ocupando os últimos lugares no plano nacional de imunização, o governo do estado publicou mais um decreto com medidas de enfrentamento à covid-19 e vem fazendo apelos à população que ainda não se vacinou para que faça isso.

Alinhado ao governador, o prefeito Walmir Climaco também publicou um novo decreto com medidas mais rígidas para conter o avanço do coronavírus.

Nas repartições publicas, o chefe do setor é quem tem a responsabilidade de fazer cumprir as normas exigidas. A questão é o descrédito que vem dos decretos anteriores, que não foram respeitados.

O passaporte da vacina que seria exigido para o acesso aos shows da feira agropecuária não vingou, e agora, quem garante que esse novo decreto vai ser respeitado?

A falta de fiscalização é outro fator que compromete a eficácia das medidas, e embora passível de multas e outras punições, na entrada dos estabelecimentos comerciais, ninguém é alertado para o uso obrigatório da máscara.

A resistência de boa parte da população às medidas de proteção contra a covid-19 é refletida no baixo número de pessoas vacinadas.

Enquanto isso, a quantidade de novos infectados pelo coronavírus continua crescendo. Na atualização do último boletim epidemiológico da secretaria de saúde, mais trinta e quatro pessoas testaram positivo para a doença, e na Unidade de Pronto Atendimento, as filas de pessoas com suspeitas da doença não param de crescer.

Enquanto isso, no Hospital Regional do Tapajóos, os leitos de covid-19 estão sempre no limite de ocupação e, com esse cenário, não dá para ser negligente com as medidas de proteção, e menos ainda com as vacinas.

Jornalista Weliton Lima
Comentário do Focalizando, 02//112/2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário