quarta-feira, dezembro 01, 2021

Conheça os sintomas mais comuns da variante Ômicron

Acredita-se que ela pode ser mais transmissível que a variante Delta

Após a descoberta na África do Sul, a variante Ômicron chegou ao Brasil e foi identificada em São Paulo. Até o momento, o que se sabe sobre a nova cepa é que os sintomas são diferentes dos provocados pela variante Delta, responsável pela maioria dos casos recentes de Covid-19 no mundo. As informações são do portal O Globo.

De acordo com a médica Angelique Coetzee, presidente da Associação Médica da África do Sul,  que atendeu vários pacientes com a nova cepa antes de ela ser identificada, os sintomas apresentados pelos doentes são diferentes. Segunda ela, os principais sintomas da Ômicron relatados pelos pacientes foram:



- Cansaço;

- Dores musculares;

- “Coceira na garganta” ou “garganta arranhando”;

- Febre baixa (em poucos casos);

- Tosse seca (poucos casos).

A médica afirma que os sintomas da Ômicron são mais parecidos com a variante Beta. Os principais sintomas da Delta eram a pulsação elevada, baixos níveis de oxigênio e perda de olfato e paladar.

Até o momento, os pacientes infectados pela nova cepa apresentaram apenas sintomas leves. Ainda assim, a Ômicron preocupa a Organização Mundial da Saúde por conta das 50 mutações que a nova cepa apresenta, sendo que 32 apenas na proteína S, principal alvo das vacinas desenvolvidas até o momento. Devido ao aumento de casos de Covid-19 na África do Sul, acredita-se que ela pode ser mais transmissível que a variante Delta.

Fonte: O Liberal

Nenhum comentário:

Postar um comentário