sexta-feira, novembro 05, 2021

Chuva causou alagamentos e deve servir de alerta

A chuva que caiu na madrugada de segunda-feira trouxe de volta o transtorno dos alagamentos para as famílias que moram nas partes mais baixas da cidade. Dessa vez os olhares de todos que foram afetados pelo transbordamento do igarapé oriundo, se voltaram para intervenção paisagística que está sendo feita na lagoa do Pai Velho, por causa do aterro que está sendo feito no entorno da lagoa.

Isso realmente pode ter contribuído para o transbordamento do igarapé, mas não foi a única causa que provocou os alagamentos, o igarapé oriundo recebe água que escoa de quase toda a cidade alta, e o lixo jogado no igarapé entope os  bueiros que não conseguem dar vazão ao grande volume de água.  

Nessa chuva,  em apenas uma hora foram mais de cento e dez milímetros de chuva, o que é muita água para um espaço tão curto de tempo. 

E como a população continua jogando todo tipo de sujeira no leito do igarapé, certamente sempre que ocorrer uma chuva mais forte, o igarapé vai transbordar. 

Depois da tragédia, a SEMINFRA iniciou uma operação de limpeza, sendo retiradas mais de dez toneladas de lixo do leito do igarapé.

Sobre a obra que está sendo construída na lagoa do Pai Velho, por medida de segurança o serviço será suspenso para readequação do projeto, e só deve ser retomado após o período chuvoso. Mas, esse projeto precisa ser concluído, pois ele vai mudar o panorama paisagístico dessa parte da cidade, e todos lembram que bem antes dessa obra os alagamentos já aconteciam. 

Cabe à  administração municipal, através da SEMINFRA, fazer intervenções de limpeza mais frequentes  e aprofundar o leito em toda a extensão  do igarapé para impedir novos alagamentos, e assim evitar que essa obra que vai mudar o visual dessa área cidade seja transformada em vilã dos alagamentos.       

Jornalista Weliton Lima
Comentário do Focalizando, 04/11/2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário