terça-feira, novembro 09, 2021

Alagamentos no Bairro da Liberdade Foi a Principal Discussão na Câmara, Hoje

 A chuva que caiu segunda-feira da semana passada continua rendendo.

Hoje, um grupo de moradores esteve presente na sessão da Câmara Municipal, cobrando dos vereadores maior atenção para o problema. Alguns deles falaram de prejuízos que os moradores dos setores alagados tiveram.

Teve gente que perdeu geladeira, outros perderam sofás, além de outros eletrodomésticos.

Quem primeiro levantou a questão foi o vereador Delegado Conrado, que pediu providências da prefeitura e do empresário de uma área onde o mesmo pretende fazer uma benfeitoria para a população.

Conforme foi dito, os trabalhos começaram pelo aterramento do local, sendo esse o motivo do alamento recente, segundo foi informado.

A moradora Tarine Rodrigues usou a tribuna para falar dos problemas causados pelo aterramento, aproveitando para dar uma cutucada nos demais vereadores, cobrando deles mais ação para ajudar na solução do imbróglio.

O vereador Manoel Dentista não gostou, chamando atenção de Tarine, informando que ela não deveria usar o espaço para fazer críticas a ele e seus colegas, mas, unicamente para tratar do assunto em pauta.

Manoel teve que ouvir os protestos dos outros moradores da Liberdade, que não gostaram de sua intervenção.

Depois disso, diversos vereadores falaram sobre o assunto, todos eles afirmando que, embora não tinha sido divulgado, estiveram com o prefeito Valmir Clímaco mostrando a ele a gravidade da situação e pedindo providências urgentes.

A reclamação dos moradores é totalmente procedente no que concerne à necessidade de ser feito um trabalho o mais rápido possível para que as pessoas não tenham que conviver novamente com mais alagamentos.

A obra foi licenciada pela Secretaria de Meio Ambiente do Município, que não tomou os devidos cuidados de cobrar um estudo dos impactos ambientais que ela terá, pois os alagamentos em alguns pontos da cidade de Itaituba são velhos conhecidos.

Esse problema é antigo, porém, a gestão do prefeito Valmir Clímaco tem procurado resolver com ações de drenagem como a que foi feita na área onde se situava a antiga Lagoa dos Patinhos, do Jacarezinho e do Igarapé Oriundo.

Depois que os trabalhos foram concluídos, os alagamentos diminuíram drasticamente. Só voltava a alagar quando as chuvas eram muito fortes, mesmo assim, por um tempo bem menor. Então, um problema que já se considerava parcialmente resolvido, voltou.

A obra de urbanização no terreno que fica na curva da morte, de iniciativa de um empresário local será muito bem vinda, porque vai tornar um local onde não nenhuma benfeitoria, em área de lazer. Ninguém reclama da obra em si, mas, da falta de cuidado da SEMMA, por não ter exigido um estudo para evitar que isso acontecesse.

A Secretaria de Obras (SEMINFRA) está cuidando do assunto, em parceria com a equipe do empresário responsável pela obra, com o acompanhamento de perto por parte do prefeito.

Como o verão amazônico desse ano está muito chuvoso, e constantemente tem caído chuvas fortes, o tempo urge. Não dá para ficar postergando a realização dos trabalhos de correção do que saiu errado nesse aterramento.

Jota Parente

Nenhum comentário:

Postar um comentário