quarta-feira, outubro 06, 2021

Vereador Manoel Dentista Pede Que Governo do Estado Mande Mais Cédulas de Identidade

Na rápida sessão da Câmara municipal de ontem, o Vereador Manoel dentista apresentou requerimento pedindo que sejam enviadas mais cédulas de identidade para o município de Itaituba, que enfrenta problemas neste particular.

"Exatamente Jota Parente, a gente é cobrado pela população, e você sabe que Itaituba é um município polo. Tem gente que vem de locais há mais de 600 km de distância da sede do município de Itaituba para tentar tirar uma carteira de identidade. Quando chegam aqui, depois de fazerem gastos, não tem material para fazer o documento.

Muitas vezes a pessoa vem para resolver problemas como aposentadoria, e sem esse documento não consegue fazer nada, pois quando vai ao setor que expede o documento, o máximo que consegue é uma ficha para vir semana que vem.

Ora, a pessoa não tem como se manter na cidade e nem tem condições de voltar na semana seguinte, e vai continuar sem documento.

Esse problema vem se repetindo e a gente tem falado em favor da população, mas nunca se resolve. Eu acho que não seria difícil para o governo do estado mandar mais cédulas para Itaituba, para quê as pessoas não precisem passar por essa situação.

Para tentar tirar uma carteira de identidade o cidadão precisa chegar 3 horas da madrugada para pegar uma ficha. E mesmo assim ainda fica para a semana seguinte. Tenho cobrado e vou continuar cobrando uma solução para esse problema".

Manoel dentista disse, que embora esse problema não seja novo, no governo passado não era assim.

"De fato o problema é muito antigo, mas no governo anterior de Simão Jatene, as pessoas vinham e conseguiram tirar o documento. 

Houve um período em que ocorreram alguns problemas, que depois foram solucionados. Lembro que eram tiradas mais de oitenta e dente da diz por.

No atual governo do Estado o número de identidades expedidas por dia é muito pequeno, cerca de 30 por dia. Não sei se aumentou nos últimos dias".

Em aparte, o vereador Rony Freitas disse que tem conhecimento do caso de uma pessoa que precisava fazer prova de vida no INSS e para tal tinha que apresentar a carteira de identidade. Como não conseguiu tirar a segunda via da sua, que estava quase ilegível, teve o seu benefício suspenso.

"E não é só problema do INSS que as pessoas precisam apresentar a identidade. Ela é necessária para tirar a carteira de habilitação e mais um monte de coisas para as quais o documento é exigido", finalizou o Vereador Manoel Dentista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário