segunda-feira, outubro 11, 2021

Informe ANSONIC, Outubro Rosa: Já fez sua mamografia?

O câncer de mama é o segundo tipo que mais atinge as brasileiras. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a doença é responsável por 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino, atingindo também homens em 1% dos casos. Uma das principais armas para prevenção da doença está na informação, por isso, a sociedade se mobiliza na campanha Outubro Rosa, que inclui também a conscientização para o câncer de colo do útero. No Pará, as indústrias realizam campanhas para prevenir a doença entre seus colaboradores e as comunidades do entorno.

câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem lentamente.

câncer de mama pode apresentar vários sinais e sintomas, como:
  1. Inchaço de toda ou parte de uma mama (mesmo que não se sinta um nódulo).
  2. Nódulo único endurecido.
  3. Irritação ou abaulamento de uma parte da mama.
  4. Dor na mama ou mamilo.
  5. Inversão do mamilo.
  6. Eritema (vermelhidão) na pele.
  7. Edema (inchaço) da pele.

Qual a idade mais comum de câncer de mama?
Resultado de imagem para Câncer de mama
câncer de mama surge com frequência em mulheres a partir dos 50 anos de idade. Estima-se que somente 10% dos casos aconteçam antes dos 40 anos.
Como identificar algo errado na mama?
Como identificar algo errado na mama?
  1. Nódulos. O primeiro sinal de que há algo de errado nas mamas é a presença de nódulos, sejam eles pequenos ou grandes na região das mamas e axilas. ...
  2. Aumento do volume mamário. ...
  3. Aspecto de casca de laranja na pele. ...
  4. Inversão do mamilo. ...
  5. Fadiga. ...
  6. Dor. ...
  7. Secreções e sangue. ...
  8. Inchaço nas axilas.
O que causa câncer de mama em jovens?
Aspectos associados aos fatores de risco, que têm relação com estilo de vida, se veem mais presentes: menor número de filhos, gestação mais tardia, alimentação inadequada, associados à correria do dia a dia, podem estar influenciando esta mudança de aparecimento de tumores de mama em mulheres mais jovens.
Quais são os sintomas de nódulo na mama?
Esteja atenta aos seguintes sintomas:

Os nódulos podem apresentar dor ou não, ser duros e irregulares ou macios e redondos. - Dor ou inversão do mamilo (volta-se para dentro da mama). - Presença de secreção pelo mamilo, sanguinolenta ou não. - Inchaço irregular em parte da mama, que pode ficar quente e vermelha.
-----------------------------------------------------------------------
***Atenção mulheres de Itaituba e municípios da região, a ANSONIC, durante o Outubro Rosa tem um desconto especial para quem vai fazer sua mamograficia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário