segunda-feira, outubro 18, 2021

Brasileiro apoiador de Trump é condenado a um ano em liberdade condicional por invasão ao Capitólio nos EUA

Eliel Rosa, de 53 anos, foi flagrado entre os apoiadores do ex-presidente Donald Trump durante o motim na sede do Legislativo americano, em janeiro 

Um brasileiro que participou da invasão do Capitólio, em janeiro deste ano em Washington, no Estados Unidos, foi condenado pela Justiça na última quarta-feira. Eliel Rosa, de 53 anos, foi flagrado dentro da sede do Legislativo americano quando o prédio foi invadido por apoiadores do ex-presidente Donald Trump.

Rosa recebeu pena de um ano em liberdade condicional, multa de US$ 500 e 100 horas de serviço comunitário. Ele chegou a ser preso em 13 de janeiro deste ano, uma semana após a invasão. Na ocasião, declarou-se inocente de todas as acusações. No entanto, em 29 de julho, firmou um acordo de confissão, segundo informações do Departamento de Justiça do Distrito de Columbia.

O brasileiro respondeu na Justiça por obstrução de processo, por entrar e permancer em local restrito, conduta desordeira e perturbadora em local restrito e por participar, ajudar, encorajar o protesto e os piquetes no Capitólio.

Morador de Midland, no Texas, Rosa vive nos Estados Unidos desde 2016. Ele foi para Washington acompanhado de sua amiga Jenny Cudd, que também se declarou culpada, mas ainda não teve a sentença divulgada.

Cudd tem 36 anos e foi candidata à prefeita da cidade de Midland, de acordo com o Washington Post. Ela está entre os mais de 70 réus que se confessaram culpados em negociações com o Ministério Público dos Estados Unidos.

Fonte: Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário