quarta-feira, setembro 15, 2021

Cara mesmo é a ignorância, respondeu Brizona a FHC em 1994

Nenhum país entra para o seleto grupo dos países do primeiro mundo, se não for pela porta da educação. Não existe outra receita. A economia pode até crescer, mas, não haverá distribuição de riquezas sem o acesso a uma boa educação.

O Brasil está muito atrasado em termos de Educação. Vivemos um tempo em que não se debate mais modelos educacionais e, sim, a ausência de qualidades intelectuais e morais dos Ministros da Educação dos últimos governos. 

Mas nem sempre foi assim. Corria o ano de 1994 e o Brasil ia se submeter à segunda eleição direta para presidente depois do "processo de redemocratização". 

A eleição foi realizada em 3 de outubro e vencida pelo tucano Fernando Henrique Cardoso (PSDB-SP). 

A disputa pela presidência contou com nove candidatos, dentre os quais destacou-se Lula, que foi o segundo mais votado. Houve, também, a participação do ex-governador do Rio de Janeiro, Leonel Brizola (foto acima). No transcorrer da disputa as televisões promoviam debates eleitorais com a presença dos candidatos. 

Principalmente para quem se preocupa com a educação, mas, uma educação de verdade, o blog relembra um pequeno trecho de um desses debates.

Fernando Henrique Cardoso (foto ao lado) aborda Brizola sobre questões de educação. FHC fala das escolas de tempo integral idealizadas por Brizola e diz que elas têm alto custo. Leonel Brizola deu uma resposta que nenhum político brasileiro jamais ousou dar, muito menos, seguir sua metodologia para melhorar a educação.

FHC - Governador Brizola, eu acho que a questão da educação é realmente fundamental. Essa questão dos CIEPs e CIAPs merecem a minha simpatia, não obstante, eu tenho ouvido críticas, por isso, gostaria de ouvir sua resposta.

Falam que o custo dessa educação de tempo integral é muito elevado, em torno de dois milhões de dólares, e a manutenção dela custa outro tanto, e que o número de alunos é muito baixo. Assim, apesar da ideia ser boa, estaria se trabalhando para formar uma nova elite nessa escola de excelência. É verdade isso?

Resposta de Leonel Brizola - Saiba que as suas informações são totalmente improcedentes. Primeiro, porque essa invocação de que são obras caras, isso são alegações dos tecnocratas. Não se encontra um tecnocrata, especialmente esses fazendários, que não ache cara a educação. Sempre não tem dinheiro, ou recusam favorecer verba para melhorar os vencimentos dos professores, sempre estão regateando em relação a educação.

No meu conceito, cara mesmo e a ignorância. Essa é cara mesmo. Olha, o que custa para este país a ignorância, não é brincadeira. Ignorância entremeada no meio das elites, que por incompetência levaram este país a esse quadro. Então, com a experiência que fui adquirindo, isso me leva a afirmar que este país não tem outra saída.

Ou se institui uma escola coerente para as nossas crianças, com alimentação, com assistência médica, com a permanência dessas crianças todo dia no colégio, como acontece nos colégios de muitos países europeus e de tantos outros países que se prezam, ou nós não temos outra saída.

Isso aconteceu há vinte e quatro anos, e de lá pra cá mudou pra melhor? Na minha concepção, infelizmente não.

Jota Parente

Nenhum comentário:

Postar um comentário