sexta-feira, setembro 03, 2021

Artigo: O mais perigoso 7 de Setembro da História do Brasil

O que esperar das manifestações marcadas para o Dia 7 de Setembro, terça-feira que vem? Só Deus sabe. De minha parte, confesso que sou um cidadão muito preocupado, porque, se uma só pessoa com comportamente irracional já é preocupante, imagine milhares, milhões.

A preocupação aumenta ainda mais, por causa das declarações insanas e irresponsáveis de quem tem a obrigação de zelar pela ordem pública no país, o desequilibrado presidente Jair Bolsonaro.

Se sobrevivermos ao 7 de Setembro como um país democrático, poderemos dizer, alto e bom som, que passamos no teste.

Tem muita gente que não está nem um pouco preocupada com todo esse turbilhão que ameaça o Brasil. Para muitos, tanto faz como tanto fez. Mas, tem muita gente preocupada. Quem presta atenção nas coisas, manifesta-se e reage contra o esforço de Bolsonaro em dar um golpe de estado para o qual ele não encontrou apoio como esperava dos quarteis.

Hoje, a embaixada dos Estados Unidos, no Brasil, alertou para o perigo dessas manifestações. 

Os  cidadãos americanos estão recebendo uma carta da Embaixada dos EUA no Brasil alertando paras as manifestações previstas para terça, 7 de setembro, pró-Bolsonaro, pelo temor de violências.

Sugere que se mantenham afastados "mesmo daqueles atos que prometam ser pacíficos". Nunca se sabe.

Um ano e três meses ainda nos separam do que poderá ser o final desse suplício que atende pelo nome de Jair Bolsonaro, o qual, junto com a Covid-19, a única serventia que tem demonstrado é para que a gente conheça, de verdade, quem são as pessoas que nos cercam.

Pensávamos que conhecíamos bem muitos os nossos familiares, vizinhos, colegas de trabalho e de profissão, pessoas da nossa relação de amizades e um monte de gente mais. Pensávamos, mas, não os conhecíamos. Foi diante desses dois desastres que revelaram quem são de fato. 

De uma hora para outra, vimos pessoas revelaram-se intolerantes diante de assuntos que antes a gente discutia com racionalidade. O razoável transformou-se em intrasigência e o ponderável em convicções fechadas que não permitem discussões abertas.

É esse o clima que nos cerca para o 7 de Setembro deste ano, o mais perigoso de nossa história. 

Somos uma nação que navega qual um barco cujo comandante recusa-se a comandar. Esss barco ameaça espatifar-se contra o rochedo. E parece ser esse o propósito do comandante.

Esse é o nosso Brasil, neste exato momento.

Jota Parente

Nenhum comentário:

Postar um comentário