terça-feira, agosto 03, 2021

Câmara voltou com todo o gás

          Na manhã de hoje foi dada a largada para o segundo período legislativo da Câmara Municipal de Itaituba, com a presença dos 15 vereadores.

Sem muita enrolação foi iniciada a brevíssima seção solene apenas para cumprir o regimento da Casa de Leis, tendo como mestre de cerimônias o secretário administrativo Salomão Silva.

Não chegou nem a quinze minutos. A mesa foi composta, sendo o secretário de governo Israel Santos o único convidado além dos vereadores da Mesa Diretora.

Israel discursou por cerca de dez minutos, sendo bem mais breve do que em ocasiões anteriores. Na mensagem do Executivo, o secretário falou sobre os feitos do governo do prefeito Valmir Clímaco e da harmonia que reina entre os dois poderes.

Desfeita a mesa após essa fala, o presidente Dirceu Biolchi já deu início à seção ordinária, a primeira do segundo semestre.

Como de praxe, o primeiro vereador a discursar foi o delegado Conrado, que apresentou algumas fotografias capturadas por sua assessoria e por ele mesmo, em tom de denúncia por conta de obras iniciadas e não concluídas.

Conrado também deu uma alfinetada nos colegas que compõem a base do governo, quatorze ao todo, sendo ele a exceção. Ele afirmou que em Itaituba os governos não tem tido oposição, no que foi rebatido por mais de um colega.

O vereador Nem de Miritituba não gostou de Conrado ter mostrado fotos de obras inacabadas do distrito que representa, afirmando que faltou mostrar o que já foi feito e o que está em andamento. Disse que Miritituba tem representante, e deu uma boa notícia informando que tem quatro carregas com materiais para começar em breve a colocação da rede de distribuição de água no referido distrito.

A vereadora Antônia Borroló usou a tribuna para também defender o governo. Aproveitou a oportunidade para dizer que em Santarém o povo está sendo muito mais firme no uso da máscara de proteção contra a Covid-19, enquanto em Itaituba a coisa corre frouxa. Nem mesmo nos comércios se observa a necessidade de se proteger e proteger os outros.

O presidente, vereador Dirceu Biolchi, pediu aparte, quando disse que, de que adianta cobrar do comércio e de outros setores o uso da máscara, se na cidade estão acontecendo apresentações de artistas nacionais com a presença de sete a dez mil pessoas, aglomeradas e sem máscara. Mesmo sem querer, terminou sendo uma leve cutucada no governo municipal.


A vereadora Maria Pretinha prestou contas de suas atividades durante o recesso parlamentar, no qual não parou, visitando comunidades para levantar as demandas de cada uma das que foram visitadas para trazer para o Executivo providenciar o atendimento.

Maria falou sobre a ação de oftalmologia que está acontecendo em Itaituba, destacando a importante participação do senador Zequinha Marinho e da prefeitura de Itaituba através do prefeito Valmir Clímaco. A ação está acontecendo na Escola Joaquim Caetano Correa. O atendimento é de primeiro mundo no que diz respeito ao nível dos profissionais e à qualidade dos equipamentos utilizados.

Por iniciativa do vereador Peninha foi criada a Comenda Comandante Léo Rezende, vitimado pela Covid-19 em 17 de maço deste ano. A comenda será entregue a pilotos indicados pelos vereadores, devendo a entrega ocorrer anualmente. Já nessa sexta, 06/08, deverá acontecer a primeira solenidade na Câmara.

O vereador Professor Thiago Maciel chamou atenção para o GOLPE DO PIX. no ZAP. Tem gente se dando bem usando a boa-fé das pessoas, pedindo depósitos via Pix, dizendo que se trata de caso de problema de saúde. Disse que tem alguns nomes.

O vereador Felipe Marques começou sua atuação no segundo semestre voltando a carga contra o ato irresponsável do governador Helder Barbalho, que inaugurou um serviço do Hospital Regional do Tapajós que não estava pronto para funcionar. É o setor de hemodiálise, que vai fazer três de inaugurado, mas, nunca funcionou. Outros vereadores falaram em aparte sobre o tema.

No decorrer da seção, o ex-deputado federal Dudimar Paxiúba desejou sorte aos vereadores nesse novo período iniciado hoje. Desejo aos nossos representantes no legislativo municipal, um segundo período do primeiro ano da legislatura 2021-2024 repleto de bons projetos e debates de temas que sejam relevantes pra todos os munícipes. (Dudimar Paxiúba)

Jota Parente

Nenhum comentário:

Postar um comentário